Design

Design Contra Parede: Ebook gratuito

Está disponível desde hoje (11 de fevereiro) o ebook Design Contra Parede da autoria de Mélio Tinga, designer e colunista do DC. O livro reúne as principais reflexões e pontos de vistas em torno do design em artigos independentes, cujo foco é fomentar o questionamento em torno do design. O livro reúne alguns dos principais artigos publicados no Design Culture, entre 2017 a 2019, e contempla também conteúdo exclusivo e imprescindível para designers.

Para entender o que está por detrás de Design Contra Parede pode-se ler em texto de apresentação:

“O grande problema e principal motivo de estagnação de empresas e profissões surge quando existe uma sensação de satisfação eterna e uma espécie de inércia consequente disso, a falta de indagação sobre processos, metodologias, gera uma conjunto de sensações de que as coisas estão bem, mesmo quando não estão.

Profissionais do sector de design sabem que precisam estar constantemente a interrogar, a interrogar o design, suas metodologias e resultados. O processo de questionamento gera outros efeitos na procura e aperfeiçoamento constante dos resultados, adquire-se no percurso uma maior bagagem, através de leituras, experimentos e debates, normais em firmas ou profissionais que trabalham em equipa e com abertura para discussões construtivas, o que não é assim tão simples, pois o designer quando questionado sobre alguma coisa e sugerido alguma mudança, nem sempre está à vontade com isso.

Questionar é colocar Design Contra Parede. Quando questiona-se, ao designer é exigida uma acção proactiva, e isso é o que muita falta dá.  Este livro contém diferentes textos, que, apesar de sua independência convergem em problemas, reflexões e casos interessantes para quem trabalha no contexto do design no nosso tempo.

Questionamentos sobre a ética, os conceitos básicos, o design nos negócios, os processos criativos, os mistérios no design, a memória, a tipografia, entre vários outros são de todas formas um modo de procura por respostas, uma maneira de fomentar o debate, profissional e académico e colocar Design Contra Parede.”

Para além de Design Contra Parede, pode-se do autor os ebooks: Design de Identidade Visual e Design para Redes Sociais.

Acesse gratuitamente o livro Design Contra Parede Aqui.

Clique aqui para comentar ( )