Você já comprou um produto – mesmo sendo mais caro – por causa da embalagem. #quemnunca
O design tem um papel fundamental na promoção de qualquer produto. É a parte do processo que precisa ser pensada pra agregar valor e dar relevância em meio aos outros produtos que estarão ao seu lado nos pontos de venda.
Estamos em um cenário em que cada vez mais pessoas estão empreendendo. Logo a necessidade de embalagens que se destacam vai ficando cada vez maior!
Tenho visto muitos posts trazendo inspiração – o que é muito bom – mas não vejo tanta informação ensinando, dando dicas de como desenvolver, coordenar a criação de uma embalagem eficaz!
Então aqui vão algumas dicas pra você caminhar com segurança pelo trajeto da criação de embalagens!
1 – Entenda o produto
Essa é a etapa de pesquisar e analisar o máximo possível. Fundamental para interpretação do briefing. O cliente provavelmente já possui uma ideação da embalagem e é quase certo que ele saiba tudo sobre o produto.
Por isso é de extrema importância esse primeiro passo. Pesquise. Converse. Veja produtos semelhantes.
Use, experimente, coma, beba! Seja o próprio usuário do produto e permita-se viver a experiencia da qual você vai propor pra muitas outras – talvez milhares de – pessoas!
2 – Crie, arrisque (mas esteja seguro)
Com embalagem não se brinca. É fundamental que você esteja por dentro das especificações e particularidades do produto para ter segurança no desenvolvimento da embalagem.
A embalagem é quadrada!? Pode ser empilhada!? Tem algum recorte especial!? Tem alguma janela!?
Aqui é a hora de você aplicar sem dó todo seu conhecimento pra propor algumas alternativas para o cliente. Talvez 2 ou 3 alternativas de design (sempre com o cuidado de não fazer uma “brigar com a outra” – mas isso não é regra. É apenas a forma que trabalho).
Dica da dica: sempre apresente a embalagem em diferentes aplicações: num wobbler, um PDV, um anuncio de revista, etc! Fazer algo a mais – que o cliente não espera – pode ser fator determinante pra que algo bom aconteça!
3 – Aplicação e validação
Agora que o cliente amou sua criação, você pode desenvolver junto à gráfica o “boneco”. Aqui nesse ponto muitos designers pecam por simplesmente enviar o material pra gráfica e deixar os eventuais ajustes para o pré impressor (que na maioria das vezes é qualificado mas não está por dentro do projeto).
Acompanhe a concepção do “boneco”. Se possível crie 2 e deixe um com o cliente para que ele tenha tempo de avaliar e sugerir alguma eventual alteração. Não se apegue à criação…
Dica da dica: depois que o cliente aprovar a o boneco e liberar pra produção você pode se oferecer pra acompanhar o processo de produção! Faça isso e você terá conquistado o cliente para todo sempre!
Você tem alguma dica pra acrescentar!? Deixa aí ou nas redes sociais!
Tomara que 2019 seja o melhor ano de sua vida!