Design

Design do Futuro do Design: Profecias Moçambicanas

O DESIGN Talk, uma plataforma de promoção de design, criatividade e inovação, baseada em na Cidade de Maputo, em Moçambique, realizou no dia 25 de Outubro de 2018, no espaço do Orange Corners Maputo a conferência DESIGN DO FUTURO DO DESIGN, que tinha como objectivo central partilhar visões sobre o futuro do design em Moçambique.

Num evento que contou com mais de oitenta participantes, entre designers, directores de arte, jornalistas, empreendedores de diferentes sectores, editores e outros profissionais do sector criativo e de comunicação. Design do Futuro do Design foi um evento que juntou diferentes profissionais para juntos reflectirem sobre os problemas e soluções actuais e perspectivar o futuro, onde Rui Batista, Lourenço Pinto e João Roxo foram chamados a partilharem as suas visões numa conversa a ser moderada por Sérgio Langa.

A realização deste evento serviu também para apresentar uma edição especial da Revista DEZAINE em formato impresso, preparada com o mínimo detalhe para que os leitores e apreciadores da publicação tivessem em mãos matéria de consulta, inspiração e questionamento.

DEZAINE, é uma Revista de Design, Criatividade e Inovação, propriedade do DESIGN Talk, que pretende ser um espaço de encontros entre designers e outros profissionais do sector cultural e criativo do país e do mundo. Apostar na reflexão e divulgação do papel do design para o crescimento social e económico do país, questionar o modo como as práticas criativas são feitas, são alguns dos rumos que a Revista pretende tomar.

A terceira edição, apresentada no evento, contou com destacados nomes do sector, como: Rui Batista, Lourenço Pinto e João Roxo. Uma entrevista com Nuno Lima, CEO da Dalima, a maior empresa de publicidade digital do país. Um texto sobre o Southern Africa Startup Awards – Mozambique (SASA), o projecto de tipografia baseado no batik, feito em Maputo pelo brasileiro Átila Milanio, uma profunda reflexão de Sérgio Langa, dicas com Ferrão Chico sobre como pode ser feita uma apresentação de proposta criativa. No espaço de produtividade Susana Ferrão escreve sobre Gestão de equipas e pessoas.

É importante referir que esta edição especial esteve inserida no âmbito da parceria com o festival Maputo Fast Forward 2018, um evento que acontece anualmente, com duração de um mês. O MFF é uma plataforma aberta dedicada à reflexão, ao debate, à apresentação de projectos e ideias, à análise de tendências, à troca de experiências e à constituição de redes entre todos aqueles que das artes às ciências, da tecnologia ao design, da arquitectura aos media, da gastronomia à moda, das empresas às organizações sociais reconhecem na criatividade e na inovação os motores da nova “economia do conhecimento”, um modelo em que a geração de riqueza depende das mais-valias criativas e da capacidade de gerar inovação nos produtos e nos processos.

O DESIGN Talk é uma plataforma física e digital para a promoção de debates, serviços, pesquisa, inovação e criatividade voltados para o Design em Moçambique e no mundo, cujo objectivo é contribuir com soluções inovadoras e funcionais para o crescimento de instituições e pessoas. Uma plataforma que está virada para comunidade, comunicação, educação e empreendedorismo.

A plataforma, foi fundada em 2017 e é representada pelos designers Mélio Tinga e Adelium Castelo.

Clique aqui para comentar ( )