Quanto mais investir em Design, mais uma empresa vai ter lucratividade, sobretudo do ponto de vista produtivo de seus funcionários. De acordo com uma recente pesquisa publicada pela ONG britânica Design Council, com conclusão publicada pelo site de notícias Quartz, organizações que investem em Design ampliam o rendimento de produção de seus colaboradores. São as empresas com alto nível em inteligência de design(design intelligence) e podem esperar um retorno significativo em sua produção.
O Council Design atuou com um método óbvio, mas justo e funcional em sua estratégia de resultados em relação à pesquisa: observou 300 organizações/empresas adeptas ativas do design, em diferentes setores das mesmas. A linha de produtividade das empresas que usam alguma ferramenta ou solução com base em Design foi comparada à de companhias do mesmo ramo que não investiam em nenhuma solução baseada em Design. “Para aquelas que investem e usam o design estrategicamente (embora não necessariamente tenham um grande volume de designers entre os funcionários), a produtividade média por empregado é melhor”, segundo conclusão da pesquisa Design Economy.
A proposta diferenciada que a pesquisa traz é bastante relevante. A análise tomou como base o papel do design no mercado, de forma mais ampla e utilizável. O que inclui engenheiros buscando soluções viáveis para criar um ambiente urbano mais eficiente e/ou Ux designers que visam construir um sites com resultados mais atrativos para a usabilidade mobile, por exemplo. O estudo mostrou que, os profissionais com algum diferencial ligado ao design em suas tarefas, foram 41% mais produtivos que a média nacional, ao menos em relação a valor produzido: os colaboradores envolvidos com Design contribuíram com uma média de 47,4 libras (US$ 78,8) cada um, para a economia do Reino Unido, em 2013, ao passo que os trabalhadores de todos os outros setores contribuíram com cerca de 33,6 libras (US$ 51,6).
Esse estudo mostra o quanto a aplicabilidade de conceitos baseados em design podem reajustar positivamente a forma como se conduz uma organização empresarial. Ao contrário do que muitos homens de negócios imaginam, o Design pode ser um aliado poderoso no mundo business.
A visão antiquada sobre foco em resultados métricos sem apoio funcional está bem ultrapassada e fadada ao fracasso, claro. Investir em soluções que levem o Design em seu DNA pode salvar uma organização. Na menor das boas notícias, a produção já será significativamente ampliada e a empresa será a melhor beneficiada na questão.