Bom dia, leitores do Design Culture.
Hoje um post breve, mas trazendo e exemplificando o máximo poder da ferramenta que o designer tem em suas: pensar diferente, mas de maneira útil para os usuários.
Nossa maior tarefa é detectar problemas e, solucioná-los para que pessoas comuns (que até detectam problemas, mas talvez não tenham a possibilidade ou a habilidade necessária para resolvê-los) possam realizar tarefas cotidianas de maneira mais efetiva.
Observar, analisar, propor, criticar é tarefa do designer que, ao investir na profissão, coloca seu intelecto à serviço da sociedade. Pois é obrigação deste profissional pensar, antes da estética, na funcionalidade.
Brilhantemente, a colega Zi Bonotto escreveu sobre design social, ilustrando melhor a relação do designer com as pessoas, colocado no meio do processo criativo, o principal alvo de cada projeto: As pessoas. Vale conferir.
Dito isso, mostro dois exemplos claros de simplicidade, objetividade e efetividade em produtos projetados de maneira centrada no usuário.
A nova lata de Leite Moça com abridor.
Respeito ao consumidor! Foi o que a Nestlé fez com uma “simples mudança” na embalagem de um dos seus principais produtos no Brasil.
À pedido dos consumidores, a lata de Leite Moça, inegavelmente umícone do design (e do varejo) no Brasil ganhou um sistema abridor e trouxe de volta as receitas no rótulo. É a primeira mudança em seu designnos últimos 10 anos.
A lata também ficou mais “slim” e levamente mais alta, aumentando sua verticalidade, facilitando a pega e o manuseio para as pessoas.
Publicar receitas nos rótulos também foi uma iniciativa que a Nestlé retomou nas novas latas. Mas agora a tecnologia busca facilitar a vida de quem utiliza o produto. Na embalagem também haverá um QR Code, que pode ser escaneado com o smartphone, que direciona para o site e página no Facebook da marca.
Uma solução criativa para ajudar quem anda horas em busca de água.
Você sabia que 1 em cada 6 pessoas no mundo precisa andar horas até conseguir água, enfrentar filas enormes e depois carregar o líquido na cabeça por quilômetros?
A Wello,empresa social americana revolucionou a simples, mas desgastante tarefa de carregar água. O WaterWheel é um recipiente de 50 litros que permite ser “rolado”, dispensando o recipiente que era carregado na sua cabeça. Além de mais higiênico, permite carregar até 5 vezes mais água do que nos potes de barro.
“Menos viagens – menos cansaço – para coletar água significa que as mulheres e as crianças podem passar mais tempo em atividades educacionais e econômicas produtivas”, diz Cynthia Koenig, fundadora da Wello. Iniciativas dessas mudam o mundo.
Esta última imagem mostra o WaterWheel em teste de usabilidade e eficiência.
Ajudar as pessoas é sinônimo de sucesso. Sempre foi, mas hoje isto está parecendo mais politicamente correto e bonito aos olhos de quem vê.
Claro que esses dois produtos são diferentes, mas resolvem problemas relativamente simples com soluções bem pensadas, mas que no final das contas, fica aquela pergunta: Por que não pensei nisso antes. Esse é o diferencial que deve ter um designer. Pensar.
E você? O que está fazendo para ajudar ao próximo?
Um abraço e até mais.
Referências:
http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2006/06/milkmaid-o-leite-da-moa.html
http://www.hypeness.com.br/2014/04/transportar-agua-na-india-pode-ser-uma-mao-na-roda/