Design Política #1

Olá, leitores.

Época de eleições e nós, comunicadores, sempre atentos que somos, não deixamos nunca escapar nada, não é?

Pois bem. Neste espaço democrático que é o Design Culture, resolvi prestar o serviço de trazer parte da comunicação visual de cada um dos candidatos à presidência da República. Tomarei o devido cuidado de fazer apenas comentários técnicos, baseados na minha percepção, sobre as Assinaturas e as Identidades Visuais utilizadas por cada presidenciável. Para que não fique muito extenso, separarei o post em duas partes. A primeira publicada hoje, dia 3 de setembro e a segunda na próxima quarta-feira, 10 de setembro.

Reitero que este post não trata-se de uma campanha, mas sim de um serviço para todos nós, leitores, eleitores e demais interessados no assunto. O fato de um candidato ter mais imagens que outro, deve-se à disponibilidade destas na internet. Por vezes, os posts de determinados candidatos apareciam sempre com as mesmas imagens, o que tornou pobre a busca por materiais.

E para que não haja qualquer tipo de injustiça ou má intepretação, utilizarei a ordem alfabética para apresentar cada projeto. Vamos lá.

Aécio Neves

Representando o PSDB, seu número é o 45. No Facebook, as cores das publicações variam muito e não trazem apenas o azul como base. Quase sempre com algum feito positivo realizado ou com uma promessa, traz cores vibrantes que ajudam a chamar a atenção do espectador.

Seu logotipo é formado apenas pela palavra Aécio, escrita em azul e com o último “O” servindo de base para um sinal de certo (aquele V) verde-amarelo, como se fosse uma marcação de escolha, entendem? Buscando transmitir sobriedade e confiança e segurança, traz muito mais um apelo técnico do que emocional, buscando atingir muito mais o lado racional dos eleitores.

A campanha de Aécio Neves parece não ter investido muito em comunicação visual, visto que seu apelo para isto parece não ser dos maiores. O site tem navegação fácil e intuitiva, destacando notícias atuais sobre o candidato e também posts que, ao serem clicados, levam diretamente para as páginas de Aécio nas redes sociais.

site: http://aecioneves.com.br/

Algumas peças visuais de Aécio Neves.

Dilma Rousseff

Representando o PT, seu número é o 13. O vermelho tradicional da identidade do partido, é talvez um dos mais fortes recursos visuais da política mundial. É a cor que mais rapidamente chega aos olhos e o PT utiliza isto de maneira bastante feliz.

Muito mais utilizado que a própria estrela amarela, o background vermelho que serve inclusive para vestir a atual presidente e candidata à um novo mandato é uma cor que impõe respeito. Seu trunfo e principal argumento político é a repetição de uma política com mais mudanças e mais respeito pelo povo brasileiro. Isso é apresentado em um site fácil de navegar, repleto de informações organizadas em boxes e convidativas à cliques.

O logotipo da Dilma é uma assinatura que aproxima a candidata da população. A omissão do sobrenome Rousseff também é algo a se destacar, visto que apenas Dilma já está de bom tamanho para aproximar-se dos eleitores.

site: http://www.dilma.com.br/

Algumas peças visuais de Dilma Rousseff.

Eduardo Jorge

Representando o PV, seu número é o 43. Verde por todos os lados. Inspirado na natureza e na relação direta com a verdade, com a transparência, o candidato Eduardo Jorge apresenta um logotipo com seu forte nome bem destacado. Forte no sentido de sonoridade.

Um site simples, que apresenta o básico, nada muito profissional. A aposta do candidato é uma imagem simples ao extremo e bem direta. Seus posts no Facebook trazem quase sempre uma frase sua, com um convite ou praticando algo cotidiano, como andar de bicicleta ou falar com eleitores.

Seu logotipo é simples, mas visualmente salta aos olhos. Todo escrito em caixa-alta, traz versões verticais e horizontais, facilitando a visualização em peças de diferentes formatos. Nas suas peças mais antigas no Facebook, pode-se notar uma comunicação com um layout um pouco mais moderno, mas as publicações mais recentes trazem algo mais “orgânico”, como é a cara do PV.

site: http://www.eduardojorgepv.com.br/

Algumas peças visuais de Eduardo Jorge.

Eymael

Representando o PSDC, seu número é o 27. Um logotipo com apelo bastante ufanista é a aposta do Eymael para demonstrar seu compromisso pelo país. Não há uma cor destaque onde o candidato se apoie para suas publicações visuais.

Suas publicações são na sua página pessoa do Facebook. O layout de seus materiais visuais remetem aqueles santinhos clássicos da década de 80 ou 90, com um apelo bastante popular e aquelas fotos tradicionais dos políticos. Vibrando como se fosse um gol ou com as mão entrelaçadas simbolizando união, compromisso, etc.

Seu logotipo é simples, e tem um recurso 3D no número que parece não ter evoluído juntos com as percepções que um logotipo é capaz de causar na mente das pessoas. Eymael é um nome curto, rápido e até com pronúncia fácil. Merecia ser melhor trabalhado. Apenas uma confusão visual pode ser notada neste. Ora a haste do Y traz o verde-amarelo, contrastando com o azul do resto da Assinatura, ora uma bandeira gradiente e em movimento sobrepõe parte do logotipo.

site:www.eymaelpresidente27.com.br, que ao ser acessado, cai na página do PSDC.

Algumas peças visuais de Eymael.

Levy Fidelix

Representando o PRTB, seu número é o 28. Um logotipo com um desenho não profissional. Uma pena, pois o candidato é bastante simpático. Creio que se houvesse um trabalho um pouco melhor, a sua mensagem poderia ser melhor representada.

O logotipo aparece poucas vezes. Apenas no seu site oficial e na capa do seu perfil no Facebook. Suas postagens são quase sempre em campanha e nenhuma cor é utilizada como apoio para melhor fixar sua imagem na mente das pessoas. O candidato tem um apelo popular interessante, mas faltou traduzir isto visualmente. Pessoalmente, ele é icônico, e certamente daria um bom mascote ou caricatura.

Seu logotipo é simples, com uma fonte rebuscada ao extremo. Traz junto um elemento que é a mãozinha do Like do Facebook envolto por um círculo verde-amarelo que, poderia ser muito melhor explorado. Meio clichê, tmas já que ninguém fez e o candidato colocou na sua comunicação, que tivesse explorado ao extremo.

site: http://levyfidelix.com/

Algumas peças visuais de Levy Fidelix

 

Fico por aqui. Um abraço e até o próximo post.

Outras referências:

http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2014/candidatos-presidente.html

imagem de capa: http://4.bp.blogspot.com/_SDQlQri4uzg/TKMaakfAVkI/AAAAAAAAAPE/4iaHMj7f4bE/s1600/cavalete+3.jpg

Related posts

2 Whopper por “Vincent e cinco” reais: Burger King®? traz estrela de Todo Mundo Odeia o Chris em propaganda

iFood surpreende com publi silenciosa estrelada por Bia do BBB24 e react de Fernanda, a “Loba”, nas redes sociais

Quais são os tipos de cupons e códigos promocionais no AliExpress