“Fundamentos de UX – Conceitos e Boas Práticas” apresenta panorama do que há de mais novo no design da Experiência do Usuário
A tecnologia nos apresenta aplicativos cada vez mais inovadores, seja para prova de vida por reconhecimento facial, totens de serviços inteligentes e os já tão queridos pagamentos por aproximação. Alguns deles trazem facilidades ao dia a dia das pessoas, com situações que impactam profundamente suas vidas. O design da Experiência do Usuário (User Experience ou UX), campo de estudo e prática tão essencial para quem deseja inovar, recebeu tratamento completo no livro “Fundamentos de UX:Conceitos e Boas Práticas”, de Guilhermo Reis, sob a coordenação editorial de Hélio Eduardo Lopes. A obra já é apontada como a “bíblia” do segmento e começa a ser vendido no site fundamentosdeux.com e em portais especializados no final de agosto.
Como ponto de partida, o livro traz insights importantes para o profissional de UX. “Esse primeiro volume trata do que o profissional precisa fazer, com ferramentas conceituais e de boas práticas, apresentando as principais disciplinas que compõem a UX – arquitetura da informação, usabilidade, design de interação, design visual etc.”, explica o autor. Segundo Guilhermo, a experiência do usuário é central nas sociedades modernas, decidindo questões essenciais quanto à compreensão dos funcionamentos e usos. “Algo bem projetado resolve nossa vida, mas seu contrário também existe. É muito importante que se entenda como utilizar as coisas, especialmente no mundo digital”, diz, exemplificando a dificuldade que algumas pessoas têm para utilizar o caixa eletrônico até hoje, especialmente no manuseio do teclado com ambiguidade feito para evitar fraudes. A empatia está totalmente envolvida com os projetos UX e, por isso, foi um dos ingredientes do livro. Nele, há uma série de recomendações com base em conceitos teóricos e boas práticas com o intuito de deixar as interfaces mais simples. “Por exemplo, buscamos compreender o comportamento do leitor das mídias digitais na projeção de novos produtos. Hoje, é necessário que o design seja direto, intuitivo e objetivo e, se for relacionado com texto, deve ser algo que o leitor absorva com uma passada de olhos. No livro, observamos essas e diversas outras características e comportamentos dos usuários para apresentamos recomendações”, explica o autor.
Livro tem abordagem técnica e didática
Com uma pegada técnica para profissionais consultarem e didática para professores e alunos estudarem, a publicação também tem como foco designers e o público interessado em UX e design thinking voltados a devices de ponta. O site da publicação oferece uma série de materiais para consulta e download, facilitando a vida de quem queira inovar na área. “É uma ótima referência bibliográfica para professores de design utilizarem em seus cursos. E também ajuda profissionais de outras áreas interessados no tema. Se um Project Owner precisar saber mais sobre UX, encontrará o que precisa no livro”, diz Guilhermo. As principais disciplinas que compõe a UX foram abordadas com profundidade. Usabilidade do texto e UX Writing, por exemplo, foram contemplados com capítulos que trazem uma série de recomendações de como escrever textos para as interfaces digitais com referência a grandes autores, como Bruno Rodrigues. Essas são, inclusive, áreas de alta demanda no campo da comunicação. “Interfaces conversacionais como chatbots e assistentes de voz são ferramentas em emergência no mercado”, aponta o autor.
Empresa de tecnologia patrocina a produção
A Gateware, empresa de mais de 20 anos focada em TI, patrocinou a edição. Para Guilhermo, a iniciativa demonstrou que a obra é relevante ao ter a Gateware como “embaixadora”. “Confirma que estamos no caminho certo, apresentando um trabalho com a credibilidade de uma empresa importante e que é parte de um segmento central para o conteúdo do livro, como é a tecnologia da informação”, relata, complementando que esse é um reconhecimento para a comunidade UX. O CEO da Gateware, Francisco Ferreira, destaca a importância da criatividade. “Para nós de TI, o livro agrega todas as funções que temos na empresa: Desenvolvedores Front-ends, Back-ends, FullStacks,Product Owners, Scrum Masters, UX, UI, Arquitetos de Softwares, Engenheiros de Dados, Quality Assurance, PMOs, entre outras. É um tema útil e abrangente”, ressalta.
Faz parte da cultura da empresa valorizar iniciativas empreendedoras, e foi assim que o interesse da Gateware em patrocinar o livro de Guilhermo cresceu. “A criatividade é um fator trabalhado pelo livro de forma ilimitada, e o patrocinamos motivados pela audácia proposta, que surgiu a partir da ação de um ex-funcionário da empresa em contato com o autor”, conta Francisco.
Por fim, o CEO relata o quanto o design thinking foi promotor do bom funcionamento da empresa na pandemia, influenciando nos negócios. “Criamos atividades digitais que são resultado do empenho em nos posicionar com um design perante o mercado através de interfaces web definidas por UX. Isso significa que pensamos diferente e o livro vem com essa missão: fazer com que mais pessoas comecem a pensar com uma visão de futuro”, lembra.
Para adquirir um exemplar
O livro estará à venda diretamente pelo site https://fundamentosdeux.com/ e em breve nos melhores sites especializados.
Preço de lançamento: R$ 249,00
696 páginas
Sobre o autor
Guilhermo Reis é especialista em UX, o design da experiência do usuário, e trabalha na área há mais de 20 anos, projetando e liderando times de UX em grandes empresas como a Claro, o Globoplay, a Catho, a WebMotors, e o Banco Real. Tem mais de 10 anos como professor de UX, dando aulas em cursos de pós-graduação e oficinas. Já ajudou a formar vários profissionais do mercado. Também é um entusiasta da comunidade de UX dando palestras e participando da organização de importantes congressos de UX, como o EBAI e o ILA18.
Sobre a Gateware – Focada em tecnologia e inovação, a Gateware foi fundada em 2000. Com matriz localizada em Curitiba, no Paraná, também possui unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Argentina e EUA. Atualmente conta com mais de 170 funcionários e atua em quatro suites: GW Value Strategy (PMO Gestão de Projetos e GMO Gestão de Mudanças), GW Outsourcing (Alocação e Hunting de Profissionais de TI), GW Solution (Aplicativo LivID que realiza Prova de Vida e Recadastramento Digital por meio do reconhecimento facial e inteligência artificial, e a Consulta de Óbito em todo território nacional) e GW Labs (Fábrica de Softwares Multiplataforma).