Uma cama em um ambiente hospitalar com as paredes repletas de formas coloridas
Design

Designer britânica transforma os quartos do hospital infantil para aumentar o bem-estar dos pacientes

O que você imagina quando pensa em um hospital? Um ambiente frio e nada confortante para os seus pacientes e visitantes. E quando pensamos pelo ponto vista das crianças, o sentimento é ainda pior. Por isso o Sheffield Children’s Hospital, localizado na cidade inglesa, resolveu mudar esta realidade.

Para tornar os dias dos pequenos pacientes animados e cheio de energia positiva, o hospital contou com a ajuda da famosa designer britânica Morag Myerscough, artista responsável por obras incríveis em várias partes do mundo. O objetivo da designer foi transformar aquela sobriedade em uma atmosfera multicolorida em cerca de 46 quartos. Este projeto faz parte do Artfelt, um programa de caridade que visa transformar espaços em hospitais através de arte e design.

Fonte: Follow the Colours
Fonte: Follow the Colours

Foi um grande desafio para a designer pois a artista nunca tinha feito um projeto deste antes. “Hospitais são mais complexos do que corredores ou outros espaços públicos, pois você está criando algo para pacientes que têm várias condições e é preciso ter muito mais cuidado e envolvimento”, explica Morag Myerscough.

A preocupação da designer foi criar um ambiente que pudesse acomodar crianças de várias faixas etárias. E para atingir este objetivo, as enfermeiras e pacientes do hospital colaboraram com o projeto dos quartos, desenvolvidos pela empresa de arquitetura Avanti. Foram produzidos quatro diferentes layouts com uma explosão de cores retratada através de várias formas geométricas.

Fonte: Follow the Colours

“Apesar do quarto ser para crianças, eu não queria que fossem infantis, pois os pequenos de diferentes idades ficariam neles. Eu queria um lugar onde os pais ficassem felizes de passar o tempo também. Fazer um ambiente que transforma uma situação difícil em algo remotamente melhor (…)” – designer britânica Morag Myerscough

Fonte: Follow the Colours
Fonte: Follow the Colours
Fonte: Follow the Colours

Além de repaginar os quartos, a instituição que convidou a designer, a Artfelt, oferece workshops para crianças a fim de incentivar a socialização neste momento difícil. A instituição, que tem um longo trabalho social, transforma momentos de ansiedade em algo positivo através de oficinas de construção de robôs, pintura, música, entre outras atividades. Acompanhe este projeto através do Facebook e do Instagram.

Clique aqui para comentar ( )