Olá, pessoas!
Muito tem se falado de crise, tempos difíceis, falta de oportunidade e assim vai… A mídia nos enche de notícias sobre falta de emprego, procura por emprego, crises nos mercados e outras milhares de informações desmotivadoras. O mercado não tá fácil. Mas quando foi que ele teve?!
Todo designer tem o espírito empreendedor dentro de si. Conseguimos realizar trocas de serviços por um preço justo (em muitas vezes), ter ideias para comunicação e posicionamento da empresa, apresentar cases e ideias que podem vir a contribuir, entre outras coisas… Isso já é natural e é consequência de muitos estudos, busca de conhecimento e o dia a dia na profissão. Existe tanto ‘blá blá blá’ sobre a situação atual do mercado. Muita conversa de valorização do profissional que não existe, mercado que não dá chance de atuação e outros papos desse mesmo sentido. Eu entendo que as coisas não estão fáceis, mas quando foi que tiveram? As pessoas estão começando a entender o valor do design agora e é um processo lento e repetitivo. Não existe nada fácil, e principalmente nas profissões criativas, mas nem por isso você tem que ficar reclamando e lamentando tudo. Certo?
É difícil definir uma área de atuação. Existem tantas ramificações que fica confuso estipular um público e onde atuar. Mas isso não é motivo pra reclamar dos jobs, clientes, falta de clientes e entre outros motivos… SE REINVENTE! Faça a profissão valer a pena! Não é fácil e agradável, mas a gente consegue. Procure estabelecer pequenas estratégias para atrair clientes. Não esqueça que quando temos um bom trabalho e sabemos como nos relacionar com clientes, as coisas fluem. Precisamos ensinar o público a dar valor ao design, por isso, é importante saber como nos sobressair nessas situações complicadas. Vamos ver o que podemos fazer pra vencer os tempos de ‘crise’.
#NETWORKING É TUDO!
Sim, ter um bom papo e saber ‘vender o peixe’ é uma das principais armas do designer. Os publicitários conseguem fazer isso de forma mais fácil, a formação deles ajuda muito nessa questão. Na formação de design, raramente aprendemos a fazer essas coisas. A maioria dessas situações são aprendidas no dia a dia. Você precisa saber se comunicar bem com seus clientes e admiradores do seu trabalho. Um bom papo convence, mas pra confirmar o que você disse, você também precisa realizar um trabalho de qualidade. Mas tudo vai começar com o papo que você apresenta. Você precisa defender o que vai fazer, apresentar argumentos que possam valer o seu trabalho. Não é algo fácil, mas necessário. O cliente precisa saber porque ele está pagando aquilo pra você, por isso, dê tudo o que tem nessas iniciações. Veja algumas dicas para melhorar o seu networking com os clientes:
– Seja simples. Evite termos técnicos complicados e que farão o cliente ficar com dúvida. Fale de forma que ele possa entender sem problema;
– Crie argumentos convincentes. O cliente precisa entender porque ele está pagando aquele valor. Justifique cada passo do processo, explicando os conceitos e ideias para que ele possa entender e dar valor ao seu trabalho;
– Seja transparente. O cliente percebe quando você está enrolado dentro do job. Se vai atrasar por algum motivo, avise a ele/ela com antecedência e com uma justificativa. Geralmente eles não gostam dessas notícias, então seja cuidadoso nessa abordagem. Outra coisa importante é não criar prazo que você não vai cumprir. Se estabelecer um prazo, cumpra-o. Os clientes gostam de quando você cumpre as metas nas datas certas.
Não esqueça que quando você consegue ser um bom profissional, tem uma boa lábia e cumpre seus prazos, os clientes falam bem de você para outras pessoas e assim, gera o famoso boca a boca. Sacou?
#O ALEARTÓRIO NÃO EXISTE, CRIE UMA ESTRATÉGIA
A estratégia de negócio é uma das coisas mais importantes na vida de freelancer/empreendedor. Ela vai definir o público certo e a abordagem correspondente ao seu público. Estudar sobre isso é essencial para o sucesso do empreendimento. Procure fazer pesquisas sobre o assunto, utilize as ferramentas já conhecidas para fazer algumas análises (o Facebook e Instagram tem muitas, algumas até gratuitas), apresente mais de um conteúdo e esteja sempre antenado no comportamento do público. Use o que você tem de melhor; ferramentas, seus melhores jobs, a importância do design para empresas e todas as ideias que caibam nesse espaço. Quando você define o seu diferencial e a abordagem correta, você ganha visibilidade e com isso, potencias clientes. Dê atenção pra isso, é extremamente importante. Apresente soluções que façam ele pensar que você é a melhor opção para o negócio do cliente. Não é fácil, mas se tudo sair como planejado, jobs, grana e clientes aparecerão. Pode crer!
#PROATIVIDADE SEMPRE
Proatividade significa agir antecipadamente, evitando ou resolvendo situações e problemas futuros (segundo o site significados). Surpreenda seus clientes com coisas que eles não pediram. Não precisa ser algo extremamente trabalhoso (se quiser, ótimo também), mas pode ser algo simples como um partner ou uma capa pra Facebook. Geralmente eu sempre faço algo a mais do que se pede. Sempre surpreendo em algum ponto na entrega do projeto. Quando fazemos isso, o cliente se sente especial e aprecia ainda mais nosso trabalho. Talvez você não queira fazer nada além do briefing. Tá no seu direito. Mas apresentar algo a mais do que foi pedido apenas como um ato de boa fé, isso agrega muito valor, meus amigos. ;)
#CONCLUSÃO
Crises vão sempre existir. Isso é um fato que acontece com qualquer mercado. Talvez não exista um espaço pra todos, mas com certeza existem pra os que se reinventam e tentam se sobressair. Não existe meio termo; ou você faz alguma coisa ou fica pra trás. Sei que não é algo fácil, mas você é um profissional criativo, sua função é criar ideias criativas, logo, você é capaz de criar soluções para o seu negócio. Ofereça o que tem de melhor, apresente conteúdo relevante, atraia a atenção do seu público, use imagens de qualidade e com roaylites free em suas campanhas, tenha ideias originais e criativas e procure sempre fazer algo novo. Tenho certeza que quando buscamos melhorar, as coisas fluem naturalmente.
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Abraços e muito café! ;)