Designer precisa mesmo saber desenhar?

Fala criativos!

Hoje gostaria de falar sobre um assunto que gera polêmica por onde passa: Se para ser um Designer completo é necessário saber desenhar. Para os apressadinhos que estão ansiosos demais para ler até o fim, ai vai uma resposta resumida: Depende. Hoje são vários os nichos e processos que existem dentro do Design, muitos desses provenientes das últimas 2 décadas e que são quase que inteiramente baseados nas mídias digitais.

Para poder discutir melhor esse assunto, vamos voltar no tempo e retomar o princípio do Design, mais especificamente a etimologia da palavra, não existe uma origem única do termo, muito se fala da palavra em latim “designare”  que significa traçar / planejar / imaginar, o que é basicamente o papel do Designer, ser aquele consegue imaginar e planejar um projeto, como ele o faz e qual ferramente usa não necessariamente interfere no potencial do resultado.

O desenho é uma ferramenta de representação e comunicação, nossos ancestrais, antes mesmo de terem uma linguagem estabelecida, já conseguia se comunicar entre sí através da arte rupestre. Dessa forma, embora para muitas pessoas não fique claro, o desenho é uma ferramenta crucial para o desenvolvimento da civilização ao ponto atual.

È claro, hoje com o avanço da computação gráfica, diversas áreas do Design fazem proveito das diversas ferramentar que otimizam tempo e recursos. Algumas áreas em específico surgiram justamente por causa dos avanços tecnológicos, como é o caso do Webdesign e do UX Design. O que faz muitos se perguntarem até que ponto é necessário pegar papel e lápis.

Uma área do design que claramente se beneficia do desenho é o Design Industrial / Design de Produtos, embora o acabamento final dos projetos seja todo em ferramentas digitais, muito se fala da importância do desenho na etapa de planejamento e protótipo. O designer e concept artist Scott Robertson fala muito sobre o seu processo de criação, exaltando sempre a importância do desenho de abordagem tridimensional para a criação de produtos.

Outra área que se beneficia bastante é o Design Gráfico, criar rascunhos e desenhos em projetos que envolvem layout, identidade visual e mock up é uma maneira prática e rápida de testar opções. O pessoal da Industria HED Branding fez diversos estudos e rascunhos para a criação da sua própria marca de cerveja.

Eu poderia passar um bom tempo aqui mostrando diversos exemplos do desenho sendo aplicado em áreas do Design, mas creio que isso iria tirar a graça da surpresa que você terá ao descobrir as diversas aplicações e a facilidade que o desenho pode proporcionar em seus projetos. Para qualquer projeto de Design ser bem-sucedido é sempre necessário se aplicar as melhores técnicas e ter os melhores materiais a mão.

Algo que pode facilitar muito na sua criação é ter acesso a imagens diversas e de boa qualidade, um bom lugar para encontrar estas para uso em seu layout, é o Fotolia da Adobe, um banco de imagens líder mundial, que dá acesso instantâneo a mais de 62 Milhões de imagens, vetores, ilustrações e videoclipes, ou seja, um excelente material não só para estudar mas para trabalhar também.

 

Related posts

Maison & Objet Paris: uma explosão de design

Incríveis esculturas em LEGO por Mike Doyle

Matt Crump e sua fotografia minimalista repleta de candy colors