É possível ver a evolução dos logos memoráveis de diversas marcas
A identidade visual de uma empresa é um dos fatores mais importantes para a construção da marca, fazendo com que ela seja facilmente identificável, além de ser uma maneira de representar o estilo e tipo de produto comercializado pela companhia. Todo o esquema de cores e tipo de fonte colabora para ditar as embalagens, cartão de visitas e até espaço físico do negócio. Dependendo da qualidade da identidade visual, ela pode se tornar referência, como já aconteceu com as marcas Kodak e Coca-Cola, que tem logo e cores que são facilmente lembrados pelo público.
Para a criação de um logo, parte importante da identidade visual, é preciso pensar na combinação de uma imagem e texto que consiga se adequar a diferentes orientações e dimensões, como acontece no logo do Facebook, que é encontrado em versões com o nome da rede social por extenso ou no formato quadrado, somente com a letra “F” em fonte estilizada da empresa.
Para relembrar identidades visuais icônicas, o designer americano Reagan Ray criou em seu site um acervo com a evolução dos logos de várias marcas famosas, de diferentes setores, criando uma coleção histórica e que serve quase como uma viagem no tempo. Entre as categorias disponíveis, estão os logos de consoles de Video Game, com um registro que vai desde a segunda (1976) até a oitava (presente) geração de consoles, incluindo Atari, Nintendo, Microsoft Xbox, Sega e Sony. Outra categoria disponível são os logos de empresas automobilísticas americanas, incluindo marcas como General Motors, Ford, Jeep, Chevrolet e Cadillac.
Crédito: reprodução/Reagan Ray
Os logos de marcas de bonecos e figuras de ação dos anos 1980, gravadoras, companhias aéreas e até dos cassinos de Las Vegas também estão disponíveis. Além disso, é possível encontrar uma página com a seleção de vários “letterings” – espécie de logo que pode aparecer nos primeiros minutos de um filme ou na capa de DVD – de vários filmes clássicos, com um acervo muito interessante para os amantes de cinema.
Em seu site, com versão de acesso para notebook e celular, ainda é possível encontrar diversas informações e referências em relação à outras mídias da cultura pop, como comentários sobre música e livros, uma seleção de trilhas sonoras de filmes famosos da década de 1970 e uma lista de indicação de livros de mistérios, com comentários e classificação sobre a qualidade do enredo.
Perceber como os logos de marcas consolidadas se mantiveram igual com o passar dos anos é uma exemplo da necessidade das empresas em se atualizar e conversar com a evolução de seu público. O design e a comunicação em geral sofrem mudanças com o tempo, assim como os formatos e cores mais atrativos e que melhor refletem o espírito da marca em questão. Olhar para tantos logotipos antigos traz uma sensação nostálgica, mas também é um lembrete de como a identidade visual deve se manter moderna e conversar com a época em que está inserida.