Design

05 de Novembro – Dia Nacional do Design

Olá, criativos!! Hoje, dia 05 de novembro, comemora-se aqui no Brasil o dia Nacional do Design!! Esta data foi estabelecida pelo Presidente da República Fernando Henrique Cardoso, em comemoração ao aniversário de Aloísio Magalhães, um dos maiores designers brasileiros e grande responsável pela introdução do design moderno no país. Para saber mais sobre Magalhães, leia a nossa matéria publicada aqui no DC. Já o “Dia Mundial do Design” é comemorado no dia 27 de abril por ser a data de fundação da Icograda, International Council of Graphic Design Associations fundada por Peter Kneebone em 1963.

E para celebrar o nosso dia, separei algumas referências, ferramentas e arquivos para download, afinal… quando o assunto é inspiração uma coisa é certa: nunca é demais! Então vamos e: PARABÉNS PARA NÓS!

1 – Adobe Color


Se você procura por paletas de cores prontas para inspiração, com certeza você encontrará no Adobe Color. O site oferece uma ampla variedade de paletas prontas sendo possível editá-las e sincronizá-las com os seus softwares da Adobe.

2 – Adobe Typekit

O Adobe Typekit inteligente oferece um catálogo de fontes de respeito que pode, ser sincronizadas em seu computador e em todos os dispositivos onde a Creative Cloud está, como a Adobe Color.

3 – Brands of the World


No Brand of the World você encontra vários logotipos famosos em vetor! É isso mesmo! Todos em vetor e disponíveis para download.

4 – GraphicBurger


O GraphicBurger é uma ótima opção para baixar diversos recursos para designers gráficos, como mockups, ícones, efeitos em texto, planos de fundo e muito mais.

5 – Adobe Stock


Quer ganhar uma grana extra? Então disponibilize suas ilustrações e fotografias para download no Adobe Stock e receba royalties por isso! Para fazer isso é muito fácil: crie sua conta rapidamente e faça o upload de seus arquivos na mesma hora!

6 – Logopond


Você já deve ter tido um bloqueio criativo. E nessas horas mais do que nunca precisamos de inspiração. O Logopond é uma autêntica fonte de inspiração e neste site você encontra logos dos mais variados temas.

7 – Awwwards


Quer mais inspiração? Acesse o site Awwwards e confira os sites premiados em relação à usabilidade, design, criatividade, conteúdo e mobile.

8 – Vectary

Que tal rodar seus projetos 3d no próprio navegador? Essa é a ideia do Vectary. Na versão gratuita você pode criar até 10 projetos para o uso comercial, renderizar imagens em HD (JPG ou PNG) e exportar em gITF, GLB, STL. Na versão Premium, além de outras funcionalidades você pode renderizar a imagem, também, em 4K +.

9 – Yanko Design


Para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo do design de produto, siga o site Yanko Design. O YD é uma revista online dedicada em apresentar o melhor do design internacional de produtos.

10 – Behance

É claro que não podemos nos esquecer do Behance! Nesta “rede social de portfólios” você pode mostrar o seu trabalho e construir networking. Assim você poderá alcançar oportunidades nacionais e internacionais.

11 – Pinterest


Um sinônimo para o Pinterest é inspiração! Esta plataforma viciante oferece uma gama de inspirações do mundo todo e sobre vários assuntos! Você pode salvar todas as imagens em pastas e se quiser, pode organizar os itens em subpastas!

12 – Dribbble


O Dribbble é uma rede social que facilita a interação entre designers. Lá você encontra muitos trabalhos incríveis para a sua inspiração.

 13 – Medium


Se você gosta de ler sobre Design, você irá gostar desse site. Além de design, no Medium você descobre textos sobre diversos assuntos escritos por várias pessoas no mundo todo. O objetivo da rede social é retomar aquilo que os blogs do início os anos 2000 faziam: promover debates e permitir que formadores de opinião, consagrados ou não, pudessem criar longos textos sobre qualquer assunto.

14 – Word Mark It


O site Word Mark It permite que o usuário visualize todas as suas fontes instaladas no computador através do navegador. Você escreve uma palavra e ao dar “enter”, todas as suas fontes aparecem aplicadas na palavra que você digitou! Incrível não?

15 – The Bezier Game


Você tem problemas com a ferramenta caneta? Então treine com o The Bezier Game. Conforme você avança, os desafios ficam cada vez mais complexos! Vale a pena treinar com este site!

16 – 0 to 255


Precisa descobrir as diferentes gradações de determinada cor? Nesse caso o 0 to 255 é perfeito para você!

17 – Quire


Organizar os nossos projetos nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, apresento a vocês o Quire, o gerenciador de tarefas, por enquanto, totalmente gratuito. Nele você pode definir todas as etapas do projeto com detalhes. O visual é bem simples e a ferramenta é bem versátil.

18 – Design Culture


E para fechar essa lista, não poderia esquecer de falar de nós mesmos! Se você quer se manter atualizado sobre design, cultura, artes e ações criativas e empreendedoras, coloque o Design Culture na sua barra de favoritos! Somos uma empresa de cursos, eventos e ações voltadas para economia criativa e comunicação, embarcada no Porto Digital Pernambucano com colaboradores em diversos estados e em países de língua Portuguesa. Temos capacitado milhares de pessoas no Brasil e em Portugal, oferecendo cursos para a área de Design e comunicação, eventos como a Conferência de Design e criatividade DCEX, Revista Digital DCMAGZ, Projeto Educar  que oferta cursos para crianças e adolescentes além de consultoria para divulgação de clientes na rede de serviços e mídia Design Culture.   Para saber mais sobre o que fazemos, clique aqui.

Se você acha que está faltando algum site ou ferramenta nesta lista, deixe seu comentário! Compartilhe essa matéria com os seus amigos! FELIZ DIA DO DESIGNER GRÁFICO!!

Clique aqui para comentar ( )