Cada empresa seja de grande ou pequeno porte apresenta uma identidade visual, sendo demostrada pelo seu material gráfico como: cartão de visitas, pasta, papel timbrado entre outros elementos que levarão o logotipo da empresa. O Logotipo é a síntese máxima da expressão das características e personalidades dos produtos e serviços prestados por uma empresa.
O bom planejamento de um logotipo e sua identidade visual serão o diferencial para que uma determinada empresa se destaque entre as outras, fazendo com que sua marca seja rapidamente percebida e assimilada pelos consumidores. A procura por um designer gráfico é o primeiro passo para obter êxito na elaboração de uma identidade visual.
Após a definição da identidade visual da empresa, essa deve dialogar com o espaço comercial no qual as suas atividades ocorrerão, propiciando em seu projeto de interiores uma extensão das particularidades da imagem empresarial de determinada empresa, formando assim uma unidade visual entre a marca e o design de interiores.
Essa unidade será alcançada trazendo para o design de interiores elementos presentes na identidade visual. As cores, iluminação, mobiliário, acessórios, entre outros elementos devem estar em sintonia com a identidade visual da empresa. A contratação de um designer de interiores ou arquiteto para a ambientação de espaços comercias é importante para a criação desse diálogo, pois atentarão não somente para a extensão visual da marca para os interiores da empresa, mas para pontos como o funcionamento da empresa, como se dá as relações entre os funcionários e visitantes com espaço, as necessidades da empresa, entre outras questões.
Segue o exemplo de empresas que apresentam um diálogo de forma harmônica e uniforme entre o seu logotipo e seu projeto de interiores:
Apple
Unilever