Artes

Dica de ouro: Facilitação Gráfica

Defendo com todas as forças que o Design está muito além da tela, dos programas de criação, etc. Digo isso porque vejo hoje muitas pessoas buscando formação na área criativa visando quase que exclusivamente criar através do computador.

Pra quem está buscando formação nessa área, jamais perca de vista que antes de qualquer coisa você é um artista. E certamente você foi escolhido por forças superiores para tornar esse mundo um lugar visualmente mais bonito :)

Tive o privilégio de contar com um professor que praticamente nos obrigava a criar tudo no papel antes de finalizar nos softwares de edição. TUDO. Hoje, anos depois, atuando na área criativa vejo o quão rico isso torna o meu processo de criação (obrigado, Scodiero).

Quando ensino sobre Design ouço algumas pessoas falando que a maneira como o mercado se comporta torna impossível a pessoa ser um Artista que é Designer (e vice-versa). A reclamação é que estaremos “fadados” a fazer única e exclusivamente o que o cliente/patrão manda!

Calma. Existe luz pra esse dilema. Aliás, várias luzes. Uma delas é a Facilitação Gráfica. Essa é uma das áreas que mais lhe abrem as portas pra que você seja um autentico artista-designer (e vice versa).

Imagine pautar a sua criação em storytelling, síntese de conteúdo, ilustração, improvisação, escuta, criatividade, etc <3. E tudo isso junto, com o intuito de esclarecer um determinado tema. O impacto emocional que isso carrega é enorme. Tanto pra quem cria quanto pra quem é espectador.

Com Facilitação Gráfica é possível enriquecer uma reunião, uma aulas com suas anotações, uma palestra, um ambiente inteiro, etc… As possibilidades são muitas.

É um tema pelo qual estou absolutamente apaixonado e tenho pesquisado tanto quanto posso. Acredito que a Facilitação Gráfica é um assunto que ainda pode ser muito explorado pois existe uma demanda alta por artistas visuais no dias de hoje.

Pra saber mais: O Design de Conversas é uma mina de ouro da inspiração. Tem um blog com dicas essenciais, um portfólio que faz ter vontade de sair desenhando e conta com um curso com alto nível de excelência. http://www.designdeconversas.com.br/

Clique aqui para comentar ( )