Dicas básicas sobre WordPress – Design CultureDicas básicas sobre WordPress – Design Culture
Tecnologia

Dicas básicas sobre WordPress

Hoje em dia cada vez mais as pessoas ouvem falar ou entram em contato com a plataforma WordPress, porém nem sempre conhecem todas as funcionalidades que ela proporciona. Você sabe o que são os plugins? Conhece as vantagens que o WordPress traz para você? Nesse artigo, você vai estar a par desses e outros detalhes que envolvem o WordPress e caso você ainda não tenha um blog criado, nesse tutorial da https://www.hostinger.com.br/tutoriais/como-criar-blog-no-wordpress/ irá ajudar você bastante a fazer o passo a passo dessa tarefa.

O que é o WordPress

O WordPress é a atualmente plataforma para a criação de sites e blog mais utilizada. Ela foi lançada no ano de 2003 e, desde então, vários sites do mundo todo são construídos por ela.

Essa é uma plataforma do tipo open source, ou seja, de código aberto, feita para possibilitar que qualquer pessoa, mesmo sem possuir conhecimentos avançados de programação, possam criar e editar blogs e sites.

Entre as vantagens do WordPress convém citar a sua facilidade de operação, a possibilidade de ser exportado e migrado com facilidade e também a sua responsividade, ideal para dispositivos móveis.

Dicas essenciais para o WordPress

Apesar das evidentes vantagens, nunca é demais seguir algumas dicas que podem beneficiar ainda mais a sua experiência com essa plataforma.

Se você quer administrar um blog WordPress, é importante entrar em contato com algumas dicas que serão fundamentais para obter uma excelente performance nessa plataforma.  

Por causa disso, o WordPress é tão completo que possibilita efetuar uma série de ações que asseguram praticidade e segurança para as suas postagens.

A utilização de plugins

Mesmo não dominando profundamente técnicas de programação, já ouviu falar em plugins, não é mesmo? Os plugins, também chamados de módulos de extensão, são pequenos programas que acrescentam funções para programas maiores.

No caso do WordPress, uma das principais características é poder contar com um número muito grande de plugins, fato que confere para ele vários recursos adicionais.

Você mesmo pode instalar os plugins que considerar mais conveniente em sua plataforma. Porém, caso ache necessário, poderá também desinstalá-los posteriormente.

Alguns plugins são gratuitos, já outros não. Para você saber mais sobre eles, confira aqui algumas dicas de plugins grátis que poderão facilitar muito o seu trabalho:

Flare: Ele é ideal para que o seu blog tenha botões de compartilhamento em redes sociais. Ainda mais hoje em dia, em que compartilhar postagens em tais redes é essencial para divulgação de conteúdo.

Akismet: Esse é um plugin anti-spam. Graças a ele, você terá condições de manter apenas os comentários que são relevantes para as suas postagens.

TablePress: Digamos que você necessite inserir uma tabela para deixar uma postagem mais completa e ilustrativa. Para fazer isso, o plugin recomendado é o TablePress, que permite a criação de tabelas personalizadas.

Acelere o desempenho do seu WordPress

O carregamento rápido do seu site ou blog é importante para a otimização do SEO quanto para não espantar aqueles visitantes mais impacientes.

Para que o seu site abra com mais velocidade, você pode seguir algumas dicas básicas para melhorar esse desempenho. Sendo assim, as dicas são:

Página Inicial mais leve: Para tornar a Home do seu site mais leve, utilize nela poucas informações. O excesso de elementos impossibilita um rápido carregamento.

Plugins desnecessários: Alguns plugins (ou até mesmo a grande quantidade deles) pode tornar o seu blog mais lento. Por isso, elimine o excesso, remova aqueles que você considera desnecessários.

Otimização de imagens: Postagens com imagens em resolução muito alta também comprometem o desempenho do seu blog. Sendo assim, é válido fazer o ajuste delas.

Melhore a segurança da sua plataforma WordPress

Será que o seu site realmente está seguro? Lembre-se que o WordPress, por ser a plataforma mais utilizada em se tratando de sites, se torna um alvo fácil para hackers.

Lembre-se que quedas frequentes e desempenho abaixo da média dificultam a boa divulgação do seu site, dispersando visitantes e leitores.

Por isso, fique atento para algumas dicas que irão melhorar a segurança do seu site.

Atualização constante: Ao manter o seu WordPress sempre atualizado, você reduz ao máximo uma série de vulnerabilidades que o seu blog pode apresentar.

Utilize senhas fortes: Hackers são hábeis em violar senhas fracas. Por isso, opte por senhas que misturam letras, números e caracteres especiais.

Permissão de arquivos: Ao instalar o WordPress, as permissões de arquivos que são utilizadas são as padronizadas. Com o tempo, elas se tornam vulneráveis. Sendo assim, após a instalação, opte por redefinir as permissões das pastas e arquivos.

Conclusão

Por fim, você que tem um site WordPress ou ainda pretende ter, preste atenção nas dicas básicas citadas. Você vai reparar que o desempenho dele vai melhorar muito.

Sendo assim, com essas dicas, mantendo o seu site seguro e rápido, será possível até pensar em ganhar algum dinheiro com ele.

 

Clique aqui para comentar ( )