Design

DICAS: Design para redes sociais

O papel do design em várias áreas já foi objecto de debates acerados, tanto porque as pessoas não entendem, tanto porque sempre fora um sector complexo e que cada vez mais recorre ao apoio de outras disciplinas para resolução de problemas através de propostas criativas resultantes de trabalho interdisciplinar.

Redes sociais são espaços virtuais, onde pessoas, grupos de pessoas ou empresas relacionam-se através mensagens e partilha de conteúdo (textual, visual, áudio e audiovisual). O seu maior crescimento deve-se maioritariamente ao rápido desenvolvimento da internet. A primeira comunidade que se assemelha a uma rede social data de 1994, a Geocities, orientava as pessoas para que elas próprias criassem suas paginas na internet. Basicamente as redes sociais são usadas para:

  • Estabelecer relações (profissionais, amizade, namoro);
  • Compra e venda de serviços, através de marketing e divulgação;
  • Partilha de conhecimento profissional, procura e divulgação de emprego;
  • Partilha e busca de vídeos e imagens.

Entre as maiores redes sociais destacam-se actualmente: o facebook, YouTube, WhatsApp, Facebook messeger, Instagram, Wechat, Tumbrl, QQ, Twitter, Skype, Linkdln.

Hoje muitas empresas encontram nas redes sociais um espaço importante para se afirmar e encontrar boa parte dos seus prováveis clientes. Para empresas, as redes sociais são uma ferramenta indispensável, pois permite:

  • Consolidação da marca;
  • Aproximação com os clientes;
  • Engajamento com clientes;
  • Maior conhecimento sobre o público-alvo;
  • Fidelização dos clientes;
  • Aumento do trafego da empresa.

Essas vantagens são obtidas tendo em conta vários elementos na comunicação, desde a forma estratégica como se planifica o conteúdo, a frequência com que é veiculado e principalmente as peças usadas para comunicar, os post’s e vídeos que veiculam a mensagem da empresa. Ai entra a importância do design desse material e o impacto positivo ou negativo que isso pode causar no meio digital.

Design para Redes Sociais

Neste ebook, o leitor encontra dicas importantes para aplicar no design de peças para redes sociais. Ele encontra uma conexão logica entre os princípios básicos de design e sua aplicabilidade, a relação entre identidade visual e comunicação nas redes sociais, dicas únicas ligadas a psicologia sobre post’s, e uma visão sobre os tamanhos certos a aplicar em redes sociais.

Boa leitura!

Clique aqui para comentar ( )