Segundo uma pesquisa realizada pela Mintel em 2015, 43% dos brasileiros fazem compras pela internet. Fora o preço, o produto e as condições de pagamento, um bom layout do site ajuda na decisão de compra e pode garantir o retorno do consumidor, já que gostou da experiência que teve.
Sites confusos, com imagens de baixa resolução e com falta de atualização do conteúdo, perde a credibilidade perante os clientes, já que percebem que a empresa não tem zelo pela vitrina dela, que no caso é o site. Isso não precisa ser uma verdade absoluta, mas a questão é que a aparência importa, ou seja, a primeira imagem é a que fica.
O melhor design para um site pode se tornar defasado, caso não houver atualização de acordo com o tempo ou a sazonalidade. Já imaginou uma marca de roupa que não atualiza o site a cada estação? Você entra neste momento na página e aparece “Primavera-Verão 2011”, causa um certo desconforto e frustração.
Um site serve para impulsionar os negócios e facilitar a vida do cliente para encontrar informações, isso poderá se transformar em resultados financeiros satisfatórios.
Confira agora algumas dicas para ficar atento na atualização do site:
- Retire ícones de redes sociais que não possuem nenhuma função ou aqueles que não existem mais, um exemplo é o Orkut.
- Fontes simples e de fácil visualização facilitam a compreensão do leitor. Não opte por fontes muito finas e cores que não possuem um contraste agradável aos olhos de quem for ler.
- Procure deixar o telefone, e-mail, endereço e outros dados da empresa em um local que seja fácil de encontrar, se mudar alguma informação, altere também no site.
- Caso a empresa tiver alguma rede social, coloque o ícone com o seu respectivo link.
- Evite que o layout se torne ultrapassado e desagradável, fique atento com as mudanças do mercado e dos clientes, se coloque no lugar de quem irá ver o site.
- Distribua as informações no site da maneira que seja fácil de encontrar e que esteja em harmonia com o todo.
- Otimize o site para celulares e deixe o carregamento no desktop mais rápido (talvez irá precisar de um profissional que possa realizar essa mudança).
- Coloque imagens com boa resolução e informações interessantes aos clientes.
- Uma dica é ver como está o site dos concorrentes e procurar fazer algo diferente.
- Seja original.
“Aí entra o grande papel do web design: a atualização dos elementos visuais integrados as informações contidas nas páginas do seu site, a troca de banners constantes, entre outras ações deste tipo podem vir a contribuir muito para a propaganda do seu negócio no seu próprio site.”- Janaína Ferreira, K2 Comunicação.
Oferecer a melhor experiência para os clientes pode ser uma marca da empresa, dessa forma consegue a fidelidade e a captação de novos compradores, além de passar segurança para quem visita, por isso que é importante pensar na boa aparência do site. :)
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