‘Digitau’ com ‘u’ de comercial do Itaú, será julgado pelo Conar

Olá leitores! Diariamente somos cercados por propagandas publicitárias que tem como foco nos induzir ao consumo de determinado produto ou ideia. Para isso utilizam da criatividade para convencer com maior eficácia, distorcendo a realidade, alterando, inclusive, a forma das palavras e agregando novos radicais. E isso, muitas vezes passa despercebido por nossos olhos, a manipulação por trás dessas campanhas. Assim, notamos a veracidade do famoso provérbio “as aparências enganam”.

Entretanto dessa vez a propaganda foi bem percebida. No dia 14 de janeiro, o Banco Itaú, estreou sua nova plataforma de atendimento, o “Itaú Digital”. Em sua campanha, a agência apresenta a nomenclatura “Digitau” com “u”, trazendo crianças cantando “Ele é o banco digital. Ele é o ‘digitau’ com ‘u'”.

Todavia o vídeo não agradou a todos, principalmente os pais, pois segundo eles, a nova assinatura induz as crianças a aprender e escrever de forma incorreta. Ainda mais porque o comercial é feito por crianças. As reclamações, chegaram ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), que aceitou as denúncias e decidiu abrir um processo para analisar e julgar a campanha, até o início de março.

Segundo o Código de Ética dos Profissionais de Propaganda:

“O profissional de propaganda, para atingir aqueles fins, jamais induzirá o povo ao erro; jamais lançará mão da inverdade; jamais disseminará a desonestidade e o vício.”

Mesmo sabendo disso, o Banco Itaú, sustenta o argumento de que “é apenas um jeito bem-humorado e publicitário de apresentar o novo apelido do Itaú para sua atuação no mundo digital”.

Bom, até que seja resolvido, o comercial continuará circulando normalmente! Será que estamos tão acostumados com propagandas, que perdemos o senso crítico e analítico a respeito dos limites da manipulação? E você, o que achou da “Campanha itaú Digital”?


 

Fonte:

http://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2014/11/codigo_de_etica_app_maio2014.pdf

Related posts

2 Whopper por “Vincent e cinco” reais: Burger King®? traz estrela de Todo Mundo Odeia o Chris em propaganda

iFood surpreende com publi silenciosa estrelada por Bia do BBB24 e react de Fernanda, a “Loba”, nas redes sociais

Quais são os tipos de cupons e códigos promocionais no AliExpress