Design

Direção de Arte – Uso das cores Parte II

Cores secundárias

São as combinações das cores primárias em proporções iguais.

100% de azul(cian) + 100% de amerelo = verde

100% de magenda + 100%de amarelo= vermelho

100% de azul (cian) + 100% de magenta = azul-violeta

Cores terciárias:

São obtidas pela mistura de uma primária com uma ou mais secundárias. Portando, as cores terciárias são todas as outras cores, sem ser as primárias e as secundárias.

Existem também as cores especiais, as famosas cores Pantone

São utilizadas na indústria gráfica. Diferentemente das cores CMYK,  que no processo gráfico são definidas por pontos, as cores Pantone são fabricadas já na tonalidade específica, sem misturar o cian, magenta, yellow e black.

A empresa Pantone (no qual o catálogo de cores leva o seu nome) lança um guia de referência todos os anos. Nele, as cores são catalogadas por tonalidades e números. Por exemplo, uma página contém um certo número de vermelho, indo desde o claro ao escudo. Para identificar o vermelho a ser usado, basta informar à gráfica o número do Pantone, além, de indicar a cor no material a ser liberado.

Agora que nivelamos o conhecimento básico sobre cores no processo gráfica, vamos dar continuidade nos próximos artigos do uso das cores em Marcas, tendências das mesmas nas artes e muito mais!

Acompanhe aqui, no Design Culture.

Leia a primeira parte aqui

Clique aqui para comentar ( )

Somos um veículo que trata sobre Design, Comunicação, Cultura, Artes, Ações criativas e empreendedoras. Acesse diariamente. Você é a nossa inspiração.

Porto Digital
Empresa embarcada no Porto Digital
Email Marketing certified by E-Goi
Um projeto Uncod Pro
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência possível. Se continuar a usar nosso site, entenderemos que você está de acordo.