Design Disney cria aplicativo que permite colorir em realidade aumentada

Disney cria aplicativo que permite colorir em realidade aumentada

Por Diogo Mattos
Livro de colorir em realidade aumentada feito pela Disney.

É impressionante como a tecnologia vem mudando e evoluindo a cada dia, é quase impossível acompanhar tudo de uma vez só. Nesse universo até as crianças tem sido vistas como um público alvo fiel. Afinal, não é difícil ver os pequenos dominando aplicativos e jogos de tablet e smartphone por aí.

Sendo assim, a realidade aumentada veio com tudo para privilegiar e encantar ainda mais esse novo target. E se as crianças Baby Boomers e geração Y costumavam adorar colorir desenhos e gravuras, especialmente as meninas, o que dizer de fazer isso em 3-D e ver ao vivo e a cores bem na sua frente o progresso de sua pintura?

A Disney e seu livro de colorir em 3-D

Pois é, foi isso que o time de desenvolvedores da Disney  fez ao lançar na última semana um aplicativo sensacional onde um simples desenho se transforma em um objeto em 3 dimensões depois de ser inspecionado por um recurso mobile como tablets e smartphones.

O objetivo é desafiar a criatividade das crianças, despertando e melhorando esse senso de liberdade mental, um exercício muito benéfico a elas.

No vídeo de demonstração do projeto, postado abaixo, vemos na prática como isso é possível. De acordo com os desenvolvedores, a ideia é trazer esse conceito para músicas e educação, o que com certeza vai ajudar muito as crianças em seus trabalhos de escola.

 

A realidade aumentada na prática

Para quem não está por dentro do assunto ou quer saber mais, vale explicar. A realidade aumentada nada mais é do que transformar algo físico em alguma coisa virtual, em 3 dimensões, que você consegue ver bem diante de seus olhos.

Essa tecnologia funciona baseada em algoritmos avançados que transferem um protótipo palpável e físico em algo completamente virtual em tempo real, o que choca ainda mais.

Nesse PDF  os desenvolvedores explicam em inglês detalhes de como cada parte do processo funciona, com ilustrações e esquemas que facilitam o nosso entendimento.

Mas aqui vou traduzir o conteúdo e dar uma prévia do passo-a-passo básico para vocês:

  1. Os desenhos coloridos em 2-D fornecem ao sistema informações sobre a textura dos personagens, em suas partes visíveis, já que aquelas regiões mais ocultas como as costas da cabeça, devem ser geradas posteriormente.
  2. O método objetiva a atualização ao vivo para que, dessa forma, as alterações possam ser visualizadas pelas crianças assim que elas colorem. Aqui é o desafio da texturização que deve ser feita com um baixo orçamento em computação.
  3. O rastreamento do algoritmos e texturas precisa ser feito cautelosamente para que as curvaturas presentes no livro achatado no formato tradicional, sejam respeitados no 3-D, exigindo uma captura robusta da deformação da página.
  4. Essa última etapa é o refinamento, o tratamento final. Aqui é necessário uma canalização eficiente de conteúdo afim de precificar adequadamente o aplicativo de livro de colorir.

Agora que você já sabe como funciona me diz: o que achou desse aplicativo? Gostaria de ver o desenho de uma criança em 3-D? Fique á vontade para nos deixar seu comentário.

Confira também

Deixar um comentário

Portal Design Culture

O Design e a educação movem nossas vidas.

Orgulho de ser de Pernambuco.

Uma empresa embarcada no Porto Digital

Hospedado na Imaginare Digital.

inspiração Em seu e-mail