Hoje eu ia falar sobre a (des)valorização dos designers quando têm que precificar um trabalho, mas esse assunto terá que ficar para a próxima semana. Isso porque, há duas semanas, falei aqui sobre a arte de procrastinar e, como muitas pessoas se identificaram e falaram que sofrem desse “mal”, resolvi me estender um pouco mais no assunto. Por isso, compartilho abaixo algumas dicas minhas e outras que vi por aí, que podem ajudar a acabar com esse hábito tão comum. Vamos lá!
- Planeje o seu dia.
- Faça uma lista de tudo aquilo que te distrai das suas obrigações e procure afastar-se disso, especialmente as distrações digitais (facebook, youtube, blogs, etc).
- Divida seu tempo em períodos mais curtos e crie prazos rigorosos para completar suas tarefas.
- Divida a tarefa em várias partes e em itens menores e mais fáceis de serem executados.
- Comece pelas tarefas que menos gosta ou se identifica. Assim, no final, você só terá tarefas mais interessantes e, por isso, menos chance de adiá-las.
- Coloque prazos curtos para a execução de tarefas que parecem ser mais trabalhosas.
- Reúna todos os seus prazos em um mesmo calendário ou agenda.
- Mude de ambiente sempre que as tarefas permitirem. Experimente trabalhar ao ar livre ou simplesmente troque de lugar.
- Compartilhe suas metas e objetivos com outras pessoas, inclusive os serviços e as entregas que precisam ser feitas. Isso aumenta o seu senso de responsabilidade.
- Converse com pessoas que fazem o que gostam. Quando se faz o que gosta, as chances de procrastinar são praticamente nulas.
- Passe mais tempo com pessoas que não procrastinam e pegue dicas valiosas para deixar de lado a mania de “deixar pra última hora”.
- Force-se a ir adiante. Quando sentir que está perdendo o interesse no que está fazendo, procure olhar os pontos positivos daquilo.
- Foque na satisfação e alegria que terá quando terminar a tarefa. Se preciso, dê um prêmio a si mesmo por terminá-la.
- Arranje tempo para pausas. Concentrar-se em uma tarefa por um longo período de tempo pode ser improdutivo e gerar procrastinação.
- Pratique o velho ditado: “o bom é inimigo do ótimo”.
- Quando necessário, faça novos planejamentos, criando novos processos e prazos.
- Pare de esperar o momento perfeito, porque não existe um momento perfeito para iniciar um projeto ou uma tarefa. É preciso dar o primeiro passo!
E aí, que tal começar agora aquela tarefa que você está procrastinando? Espero ter ajudado!