Design

EKUI: materiais lúdico-didático inclusivo

Créditos: Divulgação EKUI

Se você acompanha meus artigos, você já deve ter percebido que se existe algum projeto que faz com que o design proporcione inclusão, eu, com toda certeza me interessarei por esse projeto. Diante disso, apresento à vocês a EKUI, uma empresa portuguesa que inova na criação de materiais lúdico-didático inclusivo.

A EKUI é uma linha de material lúdico e didático para uma comunicação sem barreiras e mais inclusiva. Como tal foi pensado para desenvolver a linguagem e comunicação, as capacidades psicomotoras, o pensamento crítico, a inteligência social e emocional, e a imaginação a criatividade.

Créditos: EKUI

De acordo com Celmira Macedo, criadora da EKUI,  a ideia da EKUI surgiu em 2003 quando ela dava aulas de educação especial a alunos com autismo e limitações cognitivas. Segundo a criadora, quando percebeu que as crianças identificavam com muito mais facilidade as letras do alfabeto português quando ela associava um gesto da língua gestual portuguesa.

“Tornou-se claro para mim que faltava um material didático, que permitisse que todas as crianças pudessem aprender e comunicar de forma equitativa, como é direito básico de qualquer cidadão.”

Para ela, todo esse tempo tem sido uma caminhada gratificante, pois,  hoje, milhares de crianças aprendem a ler com a metodologia EKUI e acredita que será apenas o princípio de uma grande mudança. A mudança para um mundo mais inclusivo onde a igualdade começa quando exercemos o nosso direito à comunicação e a uma linguagem universal.

Particularmente, pelo pouco que vi, acredito nas palavras da Celmira, pois, um fato interessante é que a EKUI é a primeira linha de material lúdico-didático inclusivo.

ATUAÇÃO

Hoje eles disponibilizam o EKUI da seguinte maneira:

Créditos: Divulgação EKUI

 

EKUI Alfabeto: um material didático e inclusivo com uma estratégia de alfabetização para todos. Uma mesma carta para pessoas com diferentes necessidades e motivações pensada para trabalhar a memória visual e a sequencial, a discriminação auditiva, a discriminação de figura-fundo, as competências linguísticas e fonéticas, e as competências de cidadania. Sendo constituído por 26 cartas com as letras do alfabeto, na qual cada uma delas possui a letra manuscrita e com o respectivo grafema em braille (tátil) e visual em alfabeto da lingua Gestual Portuguesa em alfabeto fonético internacional.

 

EKUI Alfabeto App: a mesma estratégia de alfabetização do EKUI Alfabeto, mas adaptada a pcs e a smartphones.
Com esta aplicação tem também acesso a vídeos do Alfabeto Fonético e LGP ( Língua Gestual Portuguesa).

 

EKUI Kit Técnico: Caixa com EKUI Alfabeto + EKUI app + 26 cartas em tamanho A4. Este KIT é pensado para uso em contexto de sala de aula.

 

 

Acredito que projetos como esse nos motivam a querer contribuir com a construção de um mundo melhor e alguns – poucos, como esse – possuem ainda, a capacidade de nos mostrar que podemos fazer a diferença através do Design.

Por fim, se você está desenvolvendo ou conhece algum outro projeto como esse, envia nos comentário e vamos mostrar como o Design pode ser reconhecido como um agente transformador da sociedade. Quem sabe não vira um artigo aqui no DC…

 

 

 

Clique aqui para comentar ( )