Fotolia Qual a diferença entre resolução, tamanho e qualidade?

Qual a diferença entre resolução, tamanho e qualidade?

Por Nerival Ferraz

Se tratando de design gráfico e criação publicitária, nada é tão simples quanto parece. A maioria das pessoas acham e entendem que resolução, tamanho e qualidade é tudo a mesma coisa. Só que não, bro! Existem muitos detalhes que diferenciam estes três termos. Vamos aprender a fazer uma peça com alta resolução, no tamanho necessário, usando uma imagem de qualidade.

O QUE SÃO PIXELS?

O pixel é a unidade de medida para imagens digitais. São os elementos mínimos, básicos e primordiais. Podemos compará-los às células, que juntas, constroem uma espécie de mapa para ser interpretado pelo computador. Cada pixel (ou pequenos grupos) é preenchido por uma cor única, tal qual só fará sentido se estiver junto dos seus irmãos pixels, para formar a família de pixels e serem felizes, compondo imagens por aí.

fotolia_95327359_subscription_monthly_m_final

Imagem: Fotolia

OS PIXELS DEFINEM A RESOLUÇÃO

Uma imagem de alta resolução é uma imagem com grande densidade de pixels, ou seja, com várias famílias de pixels em sua composição. Quanto maior a quantidade de pixels, maior será a resolução, garantindo mais detalhes e uma definição melhor. Logicamente, uma imagem com baixa resolução terá menos pixels, menos detalhes e definição. A resolução de imagens é determinada através dos cálculos de:

PPI (pixels per inch, pixels por polegada) – Está associado a telas de dispositivos digitais. Cada pixel equivale a um ponto de luz vindo de qualquer monitor, então, a utilidade do PPI é de informar a quantidade de pixels existentes em uma polegada de tela, exatos 2,54cm. No Photoshop, é possível determinar que o seu arquivo siga o padrão de PPI, clique aqui para ver como.

DPI (dots per inch, pontos por polegada) – Muito parecido com o PPI, porém, este é para os processos de impressão. Os pixels (unidade virtual) são substituídos por pontos (unidade física). Por se tratar de uma reprodução em tamanho real das imagens, se exige mais do DPI do que se exigiria de PPI para o mesmo arquivo. Uma imagem com 300 PPI, por exemplo, equivale 118,11 DPI, menos da metade do que normalmente é necessário: 300 DPI. No Photoshop, é possível determinar que o seu arquivo siga o padrão de DPI, clique aqui para ver como.

fotolia_111306529_subscription_monthly_m_final

Imagem: Fotolia

A RESOLUÇÃO DEFINE O TAMANHO?

Sim e não! É possível determinar as dimensões de uma imagem através da sua resolução, no entanto, acontece muito mais o contrário. Basicamente, há liberdade para que você crie um arquivo em tamanho A4 de 100 DPI/PPI ou com 300 DPI/PPI, sem alterar as suas dimensões. Imagine que os pixels são as bolinhas de uma piscina infantil, onde essa piscina tem o tamanho x. Se você jogar mais bolinhas, a piscina fica preenchida e mais bonita, com poucas bolinhas ficará vazia e menos definida. O tamanho (área) da piscina continua o mesmo, independente da quantidade de bolinhas dentro. O ideal é gerar arquivos com a quantidade necessária de pixels para cada situação.

fotolia_95019681_subscription_monthly_m_final

TAMANHO É QUALIDADE?

Nem sempre. A qualidade de uma imagem, quando se trata de resolução, pode estar associado sim ao seu tamanho. No entanto, podemos creditar também o quanto a imagem foi bem produzida, levando em conta fatores como iluminação, ângulo e cores. Imagens com alta resolução e tamanho são boas, mas somente as de alta qualidade fazem diferença na hora de compor. Uma ótima fonte de qualidade são os bancos de imagem. Você já conhece a Fotolia? É o banco de imagens da Adobe (sim, a mesma que criou esse tal Photoshop que você usa!). Além de oferecerem algumas imagens gratuitas, a assinatura está com um ótimo preço pra você que preza por qualidade nos seus trabalhos. Clique aqui para saber mais.

Imagens do artigo: Fotolia

Confira também

Portal Design Culture

O Design e a educação movem nossas vidas.

Orgulho de ser de Pernambuco.

Uma empresa embarcada no Porto Digital

Hospedado na Imaginare Digital.

inspiração Em seu e-mail