Design Escolhendo sua área no mercado de trabalho

Escolhendo sua área no mercado de trabalho

Por Tathiane Avila

Fala galera! Hoje estou trazendo para vocês um tema meio pertinente, pois reparei que em muitos cursos de graduação não somente na área de comunicação social e visual existe essa dúvida.

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Passei no vestibular de design/jornalismo/publicidade e agora, com o que eu posso trabalhar? Atendimento é aquela pessoa que fica servindo cafezinho? Eu queria fazer jornalismo, mas não tinha na minha cidade então resolvi fazer uma outra faculdade que tivesse uma grade curricular parecida…

 

Tenho certeza de que alguns de vocês quando começaram a faculdade e aqueles que acabaram de dar início tiveram algumas dessas dúvidas ou ainda as possuem. Afim de tirar essas dúvidas, estou fazendo esse artigo. O ano está apenas começando e junto dele também virão muitas oportunidades. ;)

 

Então vamos lá… O setor de comunicação do Brasil está sempre se movimentando e está em crescimento, porém se você não quiser você não precisa trabalhar em uma agência depois que você se formar. Você tem alguns caminhos que pode escolher:
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Sabe todo aquele conteúdo dos livros que te ajudam a crescer, que te ajudam ou ajudaram a desenvolver aquele tcc impecável, então eles foram feitos por profissionais formados que investiram em pesquisa e desenvolveram artigos e livros afim de transmitir conteúdo ao próximo e gerar discussões para o crescimento dos leitores.

 

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Apesar da remuneração no país não ser lá grande coisa aos professores e de ser um trabalho as vezes subestimado é muito gratificante, pois você é capaz de transmitir nem que seja um pouco de tudo aquilo que você aprendeu ao longo da sua vida pessoal e profissional a outros jovens que irão dar continuidade ao mercado, seja ele de artes, publicidade, design, jornalismo.

 

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Na agência o perfil é um tanto quanto diferente. Isso porque quando se entra numa agência você não vai fazer de tudo, mas terá que estar inteirado de tudo a sua volta, como também do que se tratam os demais setores daqueles que trabalham com você. Dentro da agência existem os setores de:

  • Atendimento: o atendimento possui uma relação direta com o cliente, ele é o intermediário entre o cliente e a criação. Ele tem que ter o olhar do cliente quando a criação lhe apresenta um projeto e deve ter a sensibilidade da criação quando o cliente critica o projeto. É um setor vital em uma agência, pois sem um bom atendimento você perde clientes em potencial e nenhuma empresa funciona se não tiver clientes que possam fazer o famoso boca-a-boca, que ainda é uma das melhores ferramentas para se fidelizar clientes e atrair novos clientes em potencial.

 

  • Planejamento/Marketing: muitas vezes essa função está ligada com o atendimento, pode ser que uma pessoa seja responsável pelo Atendimento e por planejar e monitorar o andamento das campanhas. O planejamento, como o próprio nome já diz “planeja” como as coisas irão acontecer e o tempo em que elas irão acontecer. Toda campanha possui um período de veiculação e este é o setor responsável por saber quanto de verba se possui para realização, o período de realização, se a campanha não está funcionando o que podemos modificar para que ela volte a causar impacto. Ele também deve monitorar os dados pré e pós campanha e então apresentar os dados da campanha, mostrando o que aconteceu e como aconteceu.

 

  • Mídia: o mídia trabalha com as mídias de comunicação, ele sabe tudo e um pouco mais sobre os meios de comunicação. TV, rádio, internet, jornal, revista. Qual o meio mais eficaz pra tal campanha? Ele também negocia com as empresas o valor e o tempo que as campanhas serão exibidas nos meios de comunicação. Ele tem que estar sempre ligado nas tendências do mercado e sempre deve pensar em atingir o maior número de pessoas pelo menor custo.

 

  • Social Media: são profissionais que trabalham diretamente com as redes sociais, desenvolvem e monitoram as ferramentas para campanhas nas redes. Eles têm de saber que tipo de imagem causa mais impacto numa pessoa que está navegando na rede, como também que tipo de linguagem é ideal para cada tipo de rede social, existem muitas diferenças textuais daquilo que você coloca no twitter ou no facebook.

 

  • Criação/Redação: é aqui que nos deparamos com muitos jornalistas que decidem entrar para uma agência, ao invés de trabalhar em um jornal. E também é onde se divide a equipe de criação, o que chamamos de “dupla criativa”. A Redação trabalha em conjunto com designers para desenvolver campanhas como aquela do “digitaú” e contornar situações caso exista algum problema com a campanha.

 

  • Criação/Design: nesta parte da empresa é que encontramos os profissionais que trabalham com imagem, seja estática ou em movimento. Editores de vídeo, web designers e designers gráficos estão presentes neste grupo. É daqui que saem aquelas imagens maravilhosas das campanhas espalhadas por ai, conceituais, com um conteúdo que choca e agrada aos olhos. Enquanto o redator se concentra no texto o designer concentra-se na imagem por isso estão sempre trabalhando em conjunto.

 

E além disso tudo que eu falei aqui, você pode ser ainda muito mais, desenvolver personagens de jogos, trabalhar com cinema, televisão. Isso só vai depender de como você vai traçando seu caminho durante e depois da graduação quando estiver no mercado. Investir em cursos, gratuitos pagos, ler bastante e buscar conteúdo relevante para que cada dia você se torne um profissional ainda melhor.

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