Gente, no mínimo, duas exposições fascinantes!!!!! De passagem por São Paulo, fui conferir as exposições do Banksy e da Frida localizadas no estacionamento do Shopping Eldorado na Avenida Rebouças em Pinheiros. Por indicação de um amigo, me hospedei ali perto desse endereço para facilitar a minha logística, assim deu para ir e voltar a pé, pois só dispunha de um dia livre na cidade.
As duas exposições têm tecnologias imersivas abriram dia 01 de fevereiro e ficam em exibição até 30 de abril de 2023. Os ingressos são vendidos separadamente e variam de R$ 45 a R$ 170. Mas tem a opção do combo, para comprar os dois, como fiz. Os ingressos podem ser adquiridos no site da Eventim.
Frida Kalho – a vida de um Ícone é uma biografia imersível, que nos transposta por uma viagem aos momentos importantes na vida da artista, com muitos textos e imagens da sua incrível trajetória. Através de coleções de fotografias históricas, filmes originais, ambientes digitais, instalações artísticas, itens de colecionador e música original, o público é convidado a embarcar nos momentos mais relevantes da vida da artista mexicana.
Frida superou a dolorosa e trágica existência, atravessou o tempo e a transformou em símbolo de força e resiliência. Além disso, Frida transformou suas dores em arte, formas de autoexpressão em cura.
“O Instante” é uma holografia que reproduz o acidente de bonde que marcou sua vida para sempre com consequências irreversíveis. Se pudesse teria ficado a tarde inteira na última sala onde estava o destaque da mostra “O Sonho”, uma instalação que tenta reproduzir a imaginação e sentimentos de Frida durante a sua recuperação na cama, onde criou grande parte de suas obras. A arte faz referência ao ciclo da vida da artista, nascimento e morte, saúde e doença.
Já a exposição The Art of Banksy “without limits” reúne mais de 150 obras do artista entre originais, certificados, gravuras, fotos, litografias, esculturas, murais e instalações de vídeo. Alguns dos trabalhos foram reproduzidos para a exposição a partir da técnica de estêncil de Banksy.
A obra de Banksy chama atenção pelo seu eterno questionamento sobre a fama e o anonimato da produção artística. O artista tornou-se amplamente conhecido por fazer obras de arte surgirem do nada, desafiando o sistema. Tem sua origem na arte de rua adquirindo fama pelo estilo único de seu grafite.
Rafael Reisman, produtor executivo da exposição, realizada em parceria com Muse Entertainment, Events e EEG, conta que “A mostra foi preparada para que, em vários momentos, as pessoas consigam se sentir inseridas no ambiente de algumas de suas criações, estejam com ele no momento e no local em que sua arte foi gerada. Entre elas, seu trabalho mais recente, a intervenção feita por ele na Ucrânia”.
Destaco algumas obras que mais me chamaram atenção, como por exemplo:Anjo com lata de tinta, Parada e revista, Menina e balão, Abraçadora de bomba, Tela de mídia, Cristo com sacolas de compra, Homem bomba, Escultura colete e Amor verdadeiro.
Nesses momentos de contemplação tenho a certeza de que a arte cura, saí de lá renovada e feliz por ter tido oportunidade de vivenciar essa imersão. Infelizmente, acessível a pouca parcela da população que pode pagar o preço dos ingressos. Contudo, que possamos aprender com Frida a transformar a dor em obra de arte e resistência, e sermos oposição ao estrelismo e a violência, como nos mostra que é possível Banksy.
Para quem quer saber mais sobre a exposição de Banksy segue o link da exposição com as obras e suas descrições: https://www.theartofbanksymm-tour.com/br