Explicando: a Diferença Entre VPN e Proxy

Explicando: a Diferença Entre VPN e Proxy

Por Design Culture

Quem pensa em segurança online procura ferramentas que ajudem a proteger suas informações. Felizmente, é possível encontrar diversas soluções que permitem que você navegue com mais proteção do que se não utilizá-las. Algumas dessas opções incluem um servidor proxy, ou um VPN.

Essas duas soluções são completamente diferentes, mesmo tendo o mesmo objetivo: aumentar a proteção de quem navega online. Por isso, vale a pena entender a diferença entre elas, bem como saber qual opção é a melhor para você.

Entendendo a Virtual Private Network

A VPN – ou Virtual Private Network – é uma rede privada em que os seus dados são criptografados. Traduzindo para a linguagem popular, é como se as suas informações fossem modificadas visando protegê-las de ataques de terceiros. Essa tecnologia é muito utilizada por empresas ou até mesmo pessoas que pretendem navegar com mais segurança.

Diversos brasileiros procuram saber como VPN baixar esse programa em seus computadores com o objetivo de instalá-los e ativá-los. Com isso, já podem navegar com informações criptografadas. Dessa maneira, caso alguém tenha acesso aos dados do navegador, eles não representarão as informações reais.

Por exemplo, digamos que você acesse um site qualquer. Com isso, o site receberá suas informações, incluindo seu endereço de IP. Porém, você não quer que isso apareça. Nesse caso, a melhor opção é instalar uma VPN em seu computador e executá-la para que suas informações sejam modificadas.

A informação essencial – ou seja, seu IP original – é mantida. No entanto, para quem recebe seus dados, outro IP é mostrado. É dessa forma que a VPN protege suas informações. Já que quem acessa seu IP no site de destino dificilmente conseguirá adivinhar qual é o seu IP verdadeiro, já que ele estará criptografado.

Essa mesma lógica é adotada para outras informações que são compartilhadas entre o seu computador e o site de destino. Por isso, várias pessoas utilizam a VPN para se protegerem ao navegar na internet – principalmente em redes públicas.

O que proxy e como ele funciona

Outra tecnologia bem utilizada por quem pretende ter mais proteção ao navegar na internet é o proxy. Diferentemente da VPN, o proxy atua como um servidor intermediário que garante mais segurança para os seus dados.

Voltando ao exemplo do acesso ao site. Ao invés de você acessar o site em questão e enviar todas as informações, seus dados vão para um servidor intermediário – conhecido como proxy. É nesse momento que o servidor envia suas informações para o site de destino. Porém, seus dados são modificados para mantê-los mais protegidos.

Os servidores proxy funcionam como uma máscara que altera seus dados e dificulta que terceiros consigam acessá-los. Porém, nem todos os proxies funcionam dessa maneira. Por isso, é interessante conhecer a diferença entre essa tecnologia e a VPN para saber qual é a melhor.

Diferenças entre VPN e proxy

Conhecendo o que é cada tecnologia fica mais fácil entender as diferenças entre elas. Antes de mais nada, vale destacar que o proxy é um servidor intermediário que nem sempre precisa ser pago. Porém, a versão gratuita costuma deixar mais lenta a sua conectividade, atrasando um pouco o carregamento de sites, por exemplo.

Sabendo dessa característica, vale a pena aprofundar ainda mais o seu conhecimento em outras diferenças entre essas duas tecnologias de proteção de dados:

  • Maior criptografia: uma diferença entre VPN e proxy é que a Virtual Private Network de qualidade oferece mais criptografia do que proxies. Esse elemento é extremamente importante, ainda mais para quem costuma fazer transações online, como pagamentos, por exemplo.
  • Servidores proxy podem ser lentos: diferentemente das VPNs, os proxies podem atrasar muito a navegabilidade – principalmente os gratuitos. Por isso, vale a pena investir em uma Virtual Private Network se a velocidade de navegação é importante para você.
  • Proxies costumam ser mais em conta: uma diferença entre VPNs e proxies é que um servidor proxy costuma ser mais barato do que uma Virtual Private Network. Porém, isso não significa que você deve comprá-la apenas pelo preço.

Outros diferenciais entre VPNs e proxies estão no registro de tráfego e na cobertura de proteção de dados. Em resumo, a Virtual Private Network costuma ser uma tecnologia mais indicada para quem quer ter mais segurança ao navegar na internet. Isso não significa que o proxy deva ser deixado de lado.

No entanto, o fato do proxy impactar bastante na velocidade de navegação faz com que a VPN seja uma melhor opção para quem quer ter proteção sem enfrentar uma maior lentidão para navegar na internet.

Confira também

Deixar um comentário

Portal Design Culture

O Design e a educação movem nossas vidas.

Orgulho de ser de Pernambuco.

Uma empresa embarcada no Porto Digital

Hospedado na Imaginare Digital.

inspiração Em seu e-mail

© Portal Design Culture 2024  – Termos de uso e política de privacidade

Layout por: Estúdio IP/M

Desenvolvido por: O Plano A