O Facebook anunciou, nesta semana, seu novo desafio: investir no desenvolvimento de tecnologia da informação apostando em empresas que estão apenas começando. Para isso, lançou o programa Startup Garage, sua primeira incubadora. O projeto ambicioso não poderia aportar em melhor território. O investimento será feito no coração da Station F, do empresário bilionário francês Xavier Niel, que deve iniciar as operações em abril e é considerada o maior campus de startups do mundo.
No campus, o Facebook – que é um dos parceiros fundadores da Station F – terá um espaço exclusivo para até 15 empresas iniciantes desenvolverem seus projetos sobre mineração de dados. “Nosso investimento vai apoiar os empresários locais com oficinas semanais e orientações de alguns de nossos melhores engenheiros. Estamos entusiasmados. A Station F é ambiciosa e vai nutrir a enorme criatividade, o talento e potencial dos franceses e também dos empresários europeus. Paris sempre foi um lugar onde as pessoas se juntam para abrir novos caminhos e é o lar de uma próspera cena no ramo da tecnologia”, destacou a diretora de Operações do Facebook, Sheryl Sandberg.
O programa, que deve durar seis meses para cada participante, é projetado para acelerar entre 10 e 15 startups. Elas ocuparão 80 balcões no campus e a produção também será aproveitada pelo Facebook. As oficinas dos especialistas da rede serão abertas aos profissionais que estarão no campus e incluem orientações de marketing, desenvolvimento técnico e UX/UI. As primeiras startups confirmadas são o Mapstr, ferramenta para marcar seus lugares favoritos, e o Chekk, uma ferramenta que ajuda você a gerenciar sua identidade digital e já tem escritórios na França, Hong Kong e Austrália.
“A França já possui algumas das empresas mais inovadoras do mundo, e nós estamos animados para apoiar uma nova geração de startups francesas com enorme potencial para crescer a economia e gerar empregos”
O lançamento oficial do projeto foi feito por Sheryl Sandberg na última terça-feira, na Station F, em Paris. Na ocasião, a diretora de Operações também informou que o Facebook vai instituir um Conselho Consultivo na França para trabalhar mais perto das principais empresas de tecnologia do mundo.
Saiba como se inscrever na seletiva do Facebook
Saiba mais sobre a Station F e faça um tour virtual
Station F
A Station F é considerada o maior campus para startups do mundo. Tem uma área de 34 mil metros quadrados e 3 mil estações de trabalho. São oito salas de eventos e mais um espaço de produção, além de um restaurante, quatro cozinhas, um bar e um café que ficarão abertos 24h por dia. Os idealizadores já adiantaram que haverá, em breve, um setor reservado para os empresários/investidores com 100 apartamentos compartilhados (com capacidade para 600 pessoas), um café, um bar e academia a 10 minutos do local.
A inauguração da Station F está prevista para o próximo dia 1º.
Os investimentos estão orçados em, aproximadamente, € 250 milhões.