Tecnologia

FCA na CES 2020: mercado automotivo investe forte na tecnologia

A FCA apresentou na CES um dos maiores acertos na onda de usabilidade, e tecnologia limpa!

Seja no âmbito da estética ou da usabilidade, não é novidade que o mercado automotivo tem investido cada vez mais em design e usabilidade, e na CES 2020 a FCA trouxe novos modelos de suas marcas Jeep, Chrysler, e Fiat, com sua visão vanguardista e propostas muito acertadas em funcionalidades e praticidade.

Veículos elétricos também para o off-road

A marca Jeep nos apresentou os Modelos 4xe Jeep® Wrangler, Renegade e Compass, três veículos elétricos híbridos plug-in. Esse é um dos primeiros passos da marca, que pretende oferecer opções de eletrificação para mais de 30 modelos de seu portifólio em 2022. Trata-se de uma estratégia para oferecer veículos ambientalmente mais responsáveis e ao mesmo tempo proporcionar desempenho, capacidade 4×4, e mantendo o conceito de veículos fun-to-drive. Mais detalhes sobre esses modelos serão apresentados nos salões de Genebra, Nova York e Pequim.

Inovando, para entregar uma experiência única aos visitantes do salão, a Jeep levou também o Jeep 4×4 Adventure VR Experience. Utilizando um sistema de óculos de realidade virtual e um simulador montado sobre o chassis de um Jeep Wrangler Rubicon posicionado sobre eixos hidráulicos, o visitante tem a resposta física que um motorista teria ao experienciar a trilha Hell´s Revenge (Moab, Utah, EUA). A Jeep pretende levar o simulador a outros salões, e incluir novas trilhas, permitindo que os visitantes tenham uma maior variedade de momentos na direção do Jeep 4×4 em ambientes diversos.

Experiência do usuário (UX)

Mantendo o espírito inovador a FCA apresentou em dois espaços, seis delas de dois lados mostrando o premiado sistema Uconnect que vai além de um sistema multimídia convencional, entregando uma experiência personalizada ao usuário, e customizada para cada marca e veículo, um diferencial decisivo na opção de compra pela marca.

Vale lembrar que a valorização da UX pela FCA já é prática da empresa, e que a mesma estimula e incentiva a parceria com desenvolvedores para entregar soluções cada vez mais práticas. Vale lembrar do Desafio “Como utilizar o carro como plataforma móvel para criar soluções”, lançado pela FCA Brasil em parceria com o programa Nexos, do Sebrae, em novembro do ano passado. Falamos dele aqui no DC (link aqui).

Chrysler Airflow Vision Concept

Vislumbrando o futuro, o Airflow Vision é um conceito de design de veículo premium que valoriza a forma como o motorista e os passageiros interagem com as tecnologias embarcadas, sem esquecer de oferecer um ambiente sereno e distinto.

Suas linhas externas apresentam um padrão elegante e clean, com uma longa distância entre eixos e um porte robusto. Unidas às texturas cristalizadas e que compõem um senso de precisão e transição do exterior para o interior, o veículo assume uma aparência dramática e agressiva, ao mesmo tempo que a fluidez de suas formas contínuas dão um ar futurista ao unir visualmente carroceria e rodas.

Apresentando um sistema individualizado de telas distribuídas em um interior simples, moderno, e espaçoso, composto em pontos de contato em texturas de suede e couro, o Airflow Vision tem um interior único. Sua iluminação interna e a estrutura dos assentos criam para cada passageiro uma câmara interna personalizada, aprimorando a sensação de conforto e espaço.

A UX, principal elemento de destaque desse conceito, foi projetada para uma experiência simplificada porém personalizada para cada um dos passageiros e motorista. Conceituada sob o formato de menus, e sobre os princípios de profundidade, hierarquia, consistência e legibilidade, as telas podem ser customizadas e agrupadas de acordo com os interesses individuais, e podem ser compartilhadas com os outros displays com um simples deslizar de dedos, permitindo aos outros passageiros compartilhar a mesma experiência..

Fiat Concept Centoventi

Apresentado no Salão Internacional do Automóvel de Genebra do ano passado, esse conceito representa o conceito da marca Fiat sobre mobilidade elétrica de massa para o futuro.

Comemorando a história de 120 anos da marca Fiat (daí o nome “Centoventi”), esse conceito revolucionário é uma plataforma para o desenvolvido de um carro personalizado ao gosto do cliente, praticamente uma tela em branco. Podendo ser customizado através de uma seleção de 4 opções de teto, 4 para-choques, 4 calotas e 4 envelopamentos externos, além de mais de 120 acessórios, essa visão permite que seja eliminada a necessidade de espera para que seja lançada uma versão especial do carro. Uma vez que a gama de opções e módulos é tão ampla, é possível customizar o Fiat Centoventti para que ele seja desde de um carro conversível a um prático carro operacional para sua empresa.

No interior, o Centoventi conta com um painel digital amplo com informações sobre o bateria, acendimento de luzes, central multimídia, entre outras informações dos sensores dos veículos e funcionalidades.

Internamente conta ainda com um painel de instrumentos de patente exclusiva da FCA. Esse painel “plug-in-play” permite que sejam acoplados diversos acessórios diferentes no veículo, tornando sua experiência de uso cada vez mais pessoal.

No interior, o Centoventi conta com um painel digital amplo com informações sobre o bateria, acendimento de luzes, central multimídia, entre outras informações dos sensores dos veículos e funcionalidades.

Internamente conta ainda com um painel de instrumentos de patente exclusiva da FCA. Esse painel “plug-in-play” permite que sejam acoplados diversos acessórios diferentes no veículo, tornando sua experiência de uso cada vez mais pessoal.

No quesito de inovação, o modelo apresenta no cockpit uma pequena tela voltada para o para-brisa, a qual pode ser usada para comunicar mensagens como “ocupado”, “gratuito”, “estacionamento pago” entre outras. Agora o mais inovador, e que pode causar uma estranheza inicial, é o grande visor na porta traseira, que permite que o carro se torne um dispositivo de mídia social com o mundo exterior ao veículo. Quando o veículo se encontra em movimento, é exibido apenas o logotipo FIAT, mas assim que o veículo para, o motorista pode alternar para o modo “messenger” e criar uma nova mensagem a ser exibida ali.

Clique aqui para comentar ( )