Comportamento

Flores para uma flor! Como surgiu o hábito de presentear com flores?

Falamos sobre o significado de algumas delas e o porque o ato de presentear com elas tem um significado especial

Apesar de extremamente associado a uma atitude romântica, presentear com flores nem sempre foi feito com essa finalidade. O gesto pode ter vários significados, desde uma homenagem a uma pessoa importante, até mesmo como uma mensagem de boa sorte, e a escolha das flores certas tem importância nisso também, e por isso é importante para nós, designers, entendermos a importância disso, tanto para as ações digitais como também para as ações offline.

Em uma diversidade de cores e formatos, as flores são um símbolo de prosperidade! Na natureza é o que acontece antes de uma árvore frutificar, ou antes dela se renovar, espalhando suas sementes. Sendo assim, as flores tem um significado muito associado à beleza, à vida, e à renovação.

Os primeiros relatos do hábito de se presentear alguém com flores datam do antigo Egito, onde eram depositadas flores nos túmulos dos mortos, hábito esse que até hoje faz parte da nossa cultura, como uma homenagem, um simbolismo da renovação ocorrida na transição do espírito, na maioria das culturas. Já na Grécia antiga, também há registros em que as pessoas eram presenteadas com flores em homenagem a uma tarefa muito importante e bem realizada, ou à crianças recém nascidas, como um gesto de boa sorte.

Esses hábitos também se mantiveram, seja para ocasiões e datas especiais, como Dia das Mães, das Mulheres, dos Namorados, Aniversários, ou simplesmente para uma conquista. O florescer é muito associado à beleza e ao ato de prosperar, e é algo que todos buscam.

Há floriculturas em todo o país e, em minhas pesquisas, encontrei uma floricultura com lindas flores em Porto Alegre, a Giuliana Flores. Na verdade, A Giuliana Flores atua em todo o mercado nacional, com parceria com diversas floriculturas. Achei isso muito legal, porque facilita muito caso você tenha clientes, parentes, amigos, ou uma pessoa querida que esteja fora de sua cidade e que você queira presentear com flores.

Mas, como escolher as flores certas para presentear ou desenvolver um projeto de design?

Significado de algumas Flores

Separamos algumas das flores mais usadas em artes e presentes. Assim, você terá uma boa base para trabalhar seus projetos, e até mesmo para escolher como presentear alguém.

Rosas

Símbolo da perfeição, são as flores mais conhecidas no mundo. A delicadeza de suas formas e pétalas encanta e emociona e são flores que possuem diversas cores. As mais conhecidas são as brancas, amarelas, e vermelhas, e seu significado é muito associado ao amor, seja ele fraterno ou romântico.


Girassol

Com seus tons amarelados e alaranjados, representa a felicidade, vitalidade, adoração, calor e energia, enfim, boas vibrações. São flores ideais para representar o início de novas fases.


Lírios

Associada à realeza francesa, em seus brasões, essa flor carrega ambiguidade e poder e sempre está presente no amor.


Orquídeas

Essas lindíssimas e delicadas flores são oferidas como presente nas mais diversas ocasiões, tendo seu significado associado a pureza espiritual e é um símbolo de feminilidade, delicadeza, sabedoria, e força.


Margaridas

Representam a juventude, bem querer, sensibilidade, alegria, afeto e amor puro. São muito usadas em arranjos de presentes, e são ideais para presentear amigos em dias especiais e também em situações de incentivo, inícios de novas fases.


Gérberas

Da mesma família do Girassol e da Margarida, simbolizam sensibilidade, pureza, sucesso, amor e alegria.


Clique aqui para comentar ( )