Fúria Primitiva – filme que mistura ação brutalmente animal com discurso sociocultural!

Fúria Primitiva – filme que mistura ação brutalmente animal com discurso sociocultural!

Por alanvictor

ATO 1 – O que é Fúria primitiva?

“Fúria Primitiva” ou o título original “Monkey-Man”, é mais que um filme de ação ambientado na Índia. É um manifesto político, social e cultural através da sétima arte, com a produção do grande Jordan Peele!

Este longa-metragem animalesco parte da seguinte virada – “Após anos de raiva reprimida, um lutador descobre uma maneira de se infiltrar no enclave da elite. Ele logo embarca em uma campanha explosiva de vingança para acertar as contas com os homens que tiraram tudo dele”.

ATO 2 – Resenha e comentários gerais

No filme, acompanhamos o jovem Kid (Dev Patel), um lutador de ringues clandestinos na Índia, que usa as lutas para sobreviver e alcançar um objetivo de vingança por algum motivo obscuro do passado, que a princípio, se desenvolve com o decorrer da trama, e que vai crescendo à medida que o mesmo vai crescendo nos seus planos de vingança.

O longa-metragem é um filme de ação de primeira, nesta leva de filmes sobre violência e vingança. Só que, “Fúria Primitiva” é uma pegada mais sóbria e realista, buscando refletir a realidade sociocultural Indiana e o contraste entre a pobreza e a riqueza, além das consequências que ambos os lados sofrem. Ademais, traz o peso e a dor paga pelo sonho de ter uma vida melhor em meio a tanta pobreza. 

Com um texto muito bem escrito, atuações magníficas, uma direção esplêndida, de tirar o fôlego. As de luta são muito bem coreografadas e conduzidas, a perseguição no trânsito é nível velozes e furiosos, e o drama é tocante, doloroso e intimista na medida certa, principalmente para esse gênero de filme.

Para além de um filme de ação, “Fúria Primitiva” traz consigo também um grande discurso sociocultural e político, explorando a briga entre as tradições e a progressão, os conservadores e as minorias, a pobreza e a riqueza, a fé e a idolatria religiosa misturada ao governo, que traz um mal enorme à sociedade. 

Fúria Primitiva, Divulgação – 2024

ATO 3 – Direção

A direção desse furioso filme ficou nas mãos do talentosíssimo ator vencedor de 8 Oscars, diretor, roteirista, Dev Patel. Ele consegue trazer toda a fúria, brutalidade e fluidez que as cenas de luta precisam, sem deixar que fique algo difícil de entender ou bagunçado. Mas consegue trazer toda a beleza e contraste social que só a índia tem a oferecer, desde seus lugares vastos, como florestas, templos e prédios, ou a rica cultura indiana, seus costumes, rotinas do dia a dia e a grande divergência social que ainda existe atualmente.

Fúria Primitiva, Divulgação – 2024

ATO 4 – Atuações

No quesito atuação, todo o elenco está ótimo. Mesmo sem conhecer grande parte dos atores que atuam no longa-metragem. Mas o destaque maior vai para o Dev Patel, o protagonista, ele dá tudo de si, desde sua parte mais dramática e sofrida, até a raiva, brutalidade e selvageria das lutas, ele literalmente se tornou um “Monkey Man” ou “Homem macaco” como diz o título original. Sharlto Copley, mesmo com papel reduzido e secundário, consegue trazer um carisma que só ele consegue trazer para personagens canastrões.

Fúria Primitiva, Divulgação – 2024

ATO FINAL – Conclusão

Por fim, “Fúria Primitiva” é uma ótima pedida para os amantes do gênero de ação e um ótimo entretenimento e fonte de conhecimento para o público geral. Trazendo consigo não só mais um filme de luta e vingança esquecível, você sai da sala de cinema pensando, comentando, impactado com o que acabou de assistir e ainda possui um leve toque de humor que funciona e não quebra o ritmo do filme. Então, recomendo prestigiar e gastar seu suado money neste filme.

Dia 23 de Maio no Cinema mais próximo de você!

Fúria Primitiva, Divulgação – 2024

Confira também

Deixar um comentário

Portal Design Culture

O Design e a educação movem nossas vidas.

Orgulho de ser de Pernambuco.

Uma empresa embarcada no Porto Digital

Hospedado na Imaginare Digital.

inspiração Em seu e-mail

© Portal Design Culture 2024  – Termos de uso e política de privacidade

Layout por: Estúdio IP/M

Desenvolvido por: O Plano A