Vocês já analisaram algum grupo de referência? E o que seriam esses tais grupos?
Todos participamos de grupos como família, amigos, escola, na internet. O motivo é que procuramos uma identificação e aceitação entre as pessoas. O grupo de referência são os grupos que influenciam direta e/ou indiretamente o consumidor. Na internet existem milhares de recortes de grupos de referência que valem apenas serem analisados para aprendermos mais.
Para fazer uma campanha que atinja esses grupos sem erros, separamos aqui, algumas dicas de como escolher o melhor representante e/ou a melhor forma para sua peça.
Dentro do grupo de referência, podemos identificar alguns tipos de poderes:
- Referência: Pessoas que podem afetar nossos comportamentos de consumo. Ex: Digital influencers, celebridades, youtubers, blogueiras. Os exemplos abaixo, mostram claramente que existem pessoas com o poder de nos influenciar no nosso consumo. Se existem um grupo de referência que gosta da Fernanda Souza, segue ela ou conhece seu trabalho, ele vai ser afetado pelo poder de referência dela.
- Informação: Pessoas que possuem um conhecimento no qual é interesse do público. Ex: Editores, Profissionais de mídia. O exemplo a seguir, é do canal omelete fazendo propaganda do CNA em seus vídeos. O canal Omelete é para um grupo mais Geek e eles trazem informações desse conteúdo para seu publico, muitos dos seus conteúdos são de series, filmes de língua inglesa. O CNA aproveitou esse poder da informação que o canal tinha para divulgar seus serviços.
- Legítimo: Pessoas que tem autoridades, elas possuem conhecimento, mas sobretudo, tem poder. Ex: nossos pais, chefes. Quem mais tem autoridade de que aqueles 99% dos dentistas que recomendam Colgate?
- Expertise: Provém do seu próprio conhecimento em determinada área. Drauzio Varella é muito conhecido por cuidar da saúde publica. Por causa dessa Expertise, ele passa confiança no que fala. Já foram feitos várias campanhas sobre saúde publica utilizando a imagem dele como credibilidade. Rubéola- Camapanha
Podemos utilizar de várias formas esses poderes para alcançarmos o grupo que queremos atingir. Analisando esses grupos podemos decidir o melhor representante para fazer parte da nossa campanha.