De todos os aspectos falados até agora nessa série de artigos esse é o que mais interessa ao público gamer e editores de vídeo e motion design. Então vamos separar cada um desses tópicos para entender.
Tempo de resposta
O tempo de resposta é medido em ms (milisegundos) e é o tempo que o monitor leva para responder aos sinais enviados pela placa de vídeo. A maioria dos monitores tem um tempo de resposta de 5 ms o que para a maioria das atividades é mais do que suficiente, porém para o público gamer profissional essa diferença pode ser decisiva.
Para designers de imagens estáticas e até mesmo a maioria dos editores de vídeo essa diferença não será nada gritante, pois um rápido tempo de resposta não agrega tanto valor ao trabalho em si.
Taxa de atualização
Se para os editores de vídeo o tempo de resposta tem uma menor relevância a taxa de atualização tem peso contrário. Uma taxa de atualização maior implica em uma frequência maior das imagens na tela, garantindo um maior número de quadros por segundo. O que isso quer dizer? Uma fluidez maior nas imagens e movimentações.
Claro, não é impossível trabalhar com motion com uma frequência de 60 Hz (presente na maioria dos monitores) e uma taxa de quadros de até 60 fps (frames, ou quadros, por segundo). Lembrando que, ainda, o olho humano tem microtemores em uma taxa média de 84 Hz, e por isso alguns especialistas, como Simon Cooke, do Grupo de Tecnologias Avançadas da Microsoft, recomenda exibir conteúdo acima de 48 Hz.
Há um porém para essa questão: em taxas de quadros mais altas, os detalhes são mais nítidos, o que pode acabar com aquela sensação de sonho dos filmes, por isso, tenha sempre em mente o uso de alguns truques, como o uso de motion blur, entre outros.
Enfim, espero que essa série de artigos tenha dado uma luz para sua escolha para a compra do seu próximo monitor. Conte-nos qual o seu monitor e qual a sua escolha para seu próximo monitor?