Fotolia

Igreja dando aula de Design

Não, não vamos falar sobre religião aqui, rsrsrs. Calminha aí. Esse é um portal de Design (dos bons) e é exatamente sobre isso que vamos tratar aqui: Design. Então aperta o cinto e segura firme, porque o novo direcionamento para usabilidade da Identidade Visual da Igreja Adventista do Sétimo Dia está realmente excepcional e merece atenção. Sobretudo, para criativos que desejam se inspirar e buscar orientação em meios de aplicar uma marca, por exemplo.

Aproveitando, vamos esclarecer algumas coisas. Primeiro, o logotipo não mudou sua essência. Segundo é que logotipo não é Identidade Visual, mas parte desta. Identidade Visual é, em poucas palavras, a forma como a marca se aplica aos materiais e estabelece assim, uma linguagem coerente e viável, de acordo com o estabelecido na concepção. Essas são coisas simples e primárias a se entender, no campo do Design.

Entendendo essas questões simples (ainda confusa na cabeça de uma turma que acredita na ideia de que o designer é alguém que “mexe no programa” apenas), percebe-se que a nova roupagem para a marca traz estética, simbologia e função de forma muito bem abordada e isso faz com que o peso da Identidade Gráfica seja ainda mais evidente, valorizando aspectos que antes estavam dispersos, como a aplicação do logo de forma “separada” da tipografia, na 7ª área do layout de cada peça da Igreja. Essa diferenciação estética, representa também uma função, como a legibilidade e leveza na aplicação do gráfico. Além disso, a simbologia é evidente, já que para os adventistas, como base em textos bíblicos, o sétimo dia (sábado) é um dia especial, para ações diferenciadas das ações típicas e corriqueiras dos demais dias. Assim, a sétima coluna no Guideline do layout representa também esse princípio.

A ideia de pensar a aplicação não apenas no campo off-line, mas também no digital, é evidente nessa nova proposta e a construção e desenvolvimento do Guideline System é um bom exemplo de como usar esse recurso a favor da marca e não apenas para parecer um profissional descolado entre os demais. E além disso, o material tem muito mais para mostrar e a gente, enquanto criativos do campo comunicacional e/ou gráfico, temos bons recursos disponíveis aí, para captar conhecimento.

O projeto foi desenvolvido pela equipe global de Design e Comunicação da referida Igreja, que tem atuação em todo o campo terrestre, sob demanda de 13 divisões.

(mais informações aqui)

…………………………………………………………………..

E aqui, finalmente, os filmes de apresentação (em Inglês e Português):

……………………………………………………………………

É bom lembrar, inclusive, que no vídeo, vemos imagens muito bem aplicadas e que encorpam significativamente a apresentação. Um bom exemplo de como imagens certas ajudam a enriquecer o Design de uma forma geral.

Aproveite para receber 1 mês de assinatura grátis + 5 imagens em altíssima resolução da Fotolia, o banco de imagens da Adobe. Todos os grandes profissionais trabalham com Fotolia. :)

E é isso, criativos. Até a próxima e vamos nessa. Graça, paz e um copo de suco.

 

Clique aqui para comentar ( )