Todos sabemos da importância da identidade visual de uma marca, correto? A marca ou logo é a forma que a empresa usa visualmente para se aproximar de seus clientes. As fanpages, atualmente, são utilizadas para vender bens e serviços, além de uma imagem institucional da empresa, por isso é muito importante levar em conta o desenvolvimento de uma unidade visual. No artigo de hoje, vou dar algumas dicas do que fazer ou não fazer quando se for gerir conteúdo para sua fanpage.
Capa
A capa é um bom local para se passar informações, por ser um local de destaque e se você quiser pode estar em constante mudança, divulgando campanhas, promoções, informações de relevância para o seu público. Não é legal ficar trocando de capa todos os dias pra conseguir curtidas ou sem motivo plausível aparente. Isso não gera engajamento e seu cliente pode não ter acessado a sua fanpage no dia anterio e com isso pode acabar perdendo uma informação relevante. Para o Facebook o padrão da capa tem 851x315px (no atual padrão)
Imagem de perfil
Se sua marca for feita somente com textos, exemplo “Sandro Costa Designer Gráfico”. Destaque as letras do nome e do sobrenome (SC), porque quando sua imagem de perfil for para a timeline de alguém ela é reduzida a uma proporção de 40x40px. Ou seja, mesmo que você tenha feito a imagem original com o melhor tamanho possível, vai ser muito difícil de assimilar a marca tanto no desktop quanto no mobile. Se sua marca tiver um ícone, destaque-o! O nosso cérebro assimila melhor informações que são transmitidas por meio de formas e imagens. Fora que quando for feita a redução na proporção e 40x40px a visibilidade da sua marca será ainda maior.
Cor
Quando possível, evite usar cores que remetam aos tons do facebook como o azul e o branco. Cores que fogem do padrão chamam mais a atenção e auxiliam no processo de fixação da marca da mente das pessoas (Top of Mind).
Tamanho das Postagens
Atualmente o tamanho de 1200x900px é o recomentado pelo facebook, porém, contudo, entretanto, todavia, não se deve ficar preso a este tamanho.
Primeiro: por questões de gostos pessoais (tanto do designer quanto do cliente);
Segundo porque não é uma ordem é uma recomendação;
Terceiro por contextualização, as vezes para se otimizar o trabalho fazer postagens quadradas para se “aproveitar” em outras redes como o Instagram agiliza e facilita o trabalho e cria um vínculo de identidade visual com outras redes sociais (apesar do Instagram ter a opção de ajuste).
Assinaturas nas Postagens
Escolha devidamente o local, é lá que sua marca vai se “fixar” na arte. Geralmente de tempos em tempos algumas pessoas modificam o local da assinatura de acordo com a arte criada. É comum encontrar-se mais imagens com as marcas centralizadas na parte inferior da imagem.
Observações gerais
É interessante criar postagens de homenagens que saiam um pouco do padrão, até para evitar a “mesmice”, mas quando for conteúdo “normal” a ser colocado no dia a dia, é melhor utilizar de uma identidade visual única.
Bônus! > Algumas páginas que podem servir de referência e inspiração e não esqueça de sempre salvar as imagens em PNG para garantir uma melhor resolução no upload da imagens.