Na sexta-feira passada dia 05 de Outubro, durante um leilão da Sotheby’s em Londres a obra “Girl With a Balloon” (A Menina com Balão) do artista Banksy, famoso por obras com críticas sociais e políticas, após ser arrematado por 1,4 milhão de libras ( cerca de R$ 5 milhões), a obra foi triturada, ficando parte da obra picotada por um triturador que foi construído no quadro. Banksy lançou um vídeo revelando a ação.
O feito tornou-se imediatamente um dos truques mais audaciosos da história da arte, levou muitos a denominar o ocorrido como um ato de contracultura, uma declaração anticapitalista. Mas ironicamente a obra de fato se tornará mais valiosa como documento único da história da arte contemporânea, segundo John Brandler, diretor das galerias de arte Brandler Art Galleries, descreveu o episódio como “absolutamente brilhante”. Segundo ele, quanto mais publicidade uma obra recebe, mais valiosa ela tende a se tornar.
O evento tornou-se uma tendência global no twitter como uma ferramenta de marketing, que grandes marcas estão capitalizando, mas também gerando outras ocorrências criativas a partir desse momento histórico para arte :
? Going Once, Going Fries, Gone ? @McDonalds @adsoftheworld @Creativepool @DisruptionLive @instagram#tbwa #mondaymotivation #backslash #creative #mcdonalds #Banksy pic.twitter.com/CdFwkq6jDU
— Richard Agius (@maltesecreative) October 8, 2018
https://www.instagram.com/p/Bo0BnSpBsDQ/?utm_source=ig_web_copy_link
https://www.instagram.com/p/BottyA-Asi1/?utm_source=ig_web_copy_link
https://www.instagram.com/p/BooXtoFhemq/?utm_source=ig_web_copy_link
https://www.instagram.com/p/BovrBcEgZFA/?utm_source=ig_web_copy_link
https://www.instagram.com/p/BoovGhSH8gY/?utm_source=ig_web_copy_link
https://www.instagram.com/p/BorMLyzH-fH/?utm_source=ig_web_copy_link
https://www.instagram.com/p/BotwyWCnh3V/?utm_source=ig_web_copy_link
No need to break the bank for a work of art ? #PerrierLemon #GoForTheExtraordinaire pic.twitter.com/hCf2epASez
— Perrier (@Perrier) October 9, 2018
We've heard this is all the rage now, so we'll start the bidding at €100,000… pic.twitter.com/fUOZxG64Yu
— Lidl Ireland (@lidl_ireland) October 8, 2018
Our Junk Twilight designs are running low on stock. Get them now before they are #goinggoinggone #banksy #art #mazuresortwear #genius #wearethesea pic.twitter.com/chUgn7cfar
— Mazu Resortwear (@MazuResortwear) October 10, 2018
In case your art starts self-destructing… #banksy #banksyed pic.twitter.com/ASRkn5mu2I
— Lemonade (@Lemonade_Inc) October 9, 2018
Non prendere esempio da #Banksy.
Non distruggere la chiave del tuo successo aziendale.
Oggi con la tua App tieni stretto i tuoi clienti.
Costruiscila subito, e ti garantiamo che non si "autodistruggerà".
@originaIbanksy #bansky #meme #adv #strategy #marketing… pic.twitter.com/UqXVeDndhD— Witapp – Your web one partner (@witappsrl) October 10, 2018
It’s not all about money. ??#Banksy pic.twitter.com/fIjxGk6OkP
— Kaikoo Studio (@KaikooStudio) October 10, 2018
— un bot mamalón (@brokenenglishsi) October 9, 2018
#banksy pic.twitter.com/o9DSmezomx
— un bot mamalón (@brokenenglishsi) October 8, 2018
#Banksy pic.twitter.com/8ciYa6oWJF
— Cindy Guzmán (@cindygzm) October 11, 2018
Critica as Mudanças climáticas
Corporations and the future of our planet … #Banksy #Banksyauction #banksysothebys #GlobalWarming #climatechange #ClimateAction #climate #climategovernance @PravitR @EdwinWiek @Cartoon4sale @CartooningPeace @cartoonmovement @PatChappatte @veen_th pic.twitter.com/iowvZECE5j
— stephff cartoonist (@stephffart) October 9, 2018
OK. I don't know who to credit for this, but it's brilliant. #climate #climatechange #IPCCReport #IPCC
(If someone knows who made it, add it as a reply here. Thanks.) pic.twitter.com/3UvwGkj2mS— Peter Gleick ?? (@PeterGleick) October 8, 2018
Since everyone is surfing on this #banksy wave, thought we'd also make one about #climatechange #globalwarming pic.twitter.com/GFgZ521NLW
— saman musacchio (@musacchios) October 10, 2018