Desde que a série Black Mirror de fato estourou, um bordão foi criado pelos internautas: “isso é muito Black Mirror“. Tudo porque a série original da querida Netflix aborda, resumidamente, sobre a realidade em que vivemos, sendo ela muitas vezes bem cruel.
Na época que o primeiro episódio da terceira temporada (Nosedive, em português intitulado de “Queda Livre) estreou, muita gente não só imaginou pessoas que pensam daquela forma como também identificaram a si mesmas. Isso se dá ao fato desse episódio retratar um choque de realidade sobre como as pessoas se tornaram reféns da tecnologia, importando-se demais com likes, status, “amei” em fotos e etc.
No final de Dezembro de 2017, a série voltou com sua quarta temporada mexendo com a cabeça de seus espectadores e, novamente, o famoso “isso é muito Black Mirror” está popular nas redes.
Aqui vai um trecho do episódio Nosedive, S03E01:
Seguindo uma linha de raciocínio muito parecida, o CCAA em sua nova campanha preparou o seguinte anúncio:
https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=PPvXrd50OZg
É nítido que “a chuva de likes” mostra a felicidade e satisfação da protagonista em ver que seu inglês está em um nível de cair o próprio queixo e, sinceramente, isso é muito Black Mirror! A adolescente não foi elogiada pelas amigas, pelo guarda ou por qualquer outra pessoa, a felicidade dela veio dos “likes” que recebeu.
A mensagem do CCAA foi simples: mostrar que a forma com que seus alunos aprendem é tão boa e natural que sem ao menos eles perceberem, já estão falando inglês. Contudo, não bastaria somente emitir essa mensagem para atrair alunos. É a forma que a mensagem é comunicada que atrai e fideliza clientes.
Vale ressaltar que não necessariamente a escola de inglês fez uma referência à série, mas sim à atual realidade. Ao criarmos uma campanha, é requisito básico saber quem é seu público-alvo e quais são seus interesses. Sem isso, nenhuma campanha atinge de forma eficaz o seu target.
Portanto pesquise, conheça, seja curioso, saiba com quem você quer falar e como eles serão receptivos com a sua mensagem. O mundo publicitário não para de girar e uma viagem dessas não dá para ir só na janelinha.