Por causa da quarentena exigida pela pandemia do COVID-19, infelizmente muitos artistas ficaram desempregados. Para ajudar estes profissionais que através da arte providenciam seu sustento, o Itaú Cultural anunciou nesta sexta-feira (3), três editais urgentes voltados às artes visuais, às artes cênicas e à música. O projeto “Arte como respiro: múltiplos editais de emergência” tem por objetivo “acolher os artistas obrigados a atuar isoladamente sem remuneração, neste momento” e “gerar recursos para a economia criativa”, afirma a imprensa.
O edital abrange manifestações artísticas como dança, teatro e circo, produzidas durante a quarentena. O inscrito poderá realizar seu trabalho em tempo real ou em forma de gravação. Serão selecionados 120 projetos, sendo 60 produzidos durante o isolamento e 30 prontos desde a chegada do novo coronavírus ao Brasil. Todos os artistas nacionais podem participar.
Os critérios para a seleção será baseada nas características poéticas, técnicas, na capacidade de realização e recepção do público. Os artistas selecionados receberão até R$ 10 mil como retribuição pelo licenciamento dos direitos autorais.
O primeiro edital abre as inscrições na próxima segunda-feira (3) através deste link (clique aqui). Para conferir maiores informações, confira no site do Itau Cultural clicando aqui.