Design

Já imaginou um projeto de marca para uma playlist musical?

Se você tem o costume de trabalhar ouvindo música (pra maioria das pessoas que conheço, ajuda e muito na concentração), tenho certeza que uma das suas primeiras ações antes de começar a trabalhar de fato, é abrir o Spotify.

O aplicativo que está dominando os fones de ouvido da maioria dos amantes de música nos dias de hoje e é tão essencial quanto nosso Whatsapp ou Facebook, tem diversos planos em conta para que possamos assinar e ouvir nossas músicas preferidas sem anúncios ou interrupções, além de contar com diversas vantagens como ouvir música offline pelo celular quando estivermos em local sem conexão. Mas não vou ficar aqui listando suas qualidades e defeitos, pois não foi pra isso que comecei este artigo. Como sempre, ou quase sempre, minha meta é falar de design gráfico.

Dados apontam que o Spotify tem mais de 3 BILHÕES de playlists. Sim, bilhões. E um dos gêneros mais ouvidos no app é o hip hop. E dentre as muitas playlists de hip hop existentes no aplicativo, existia uma, que era como uma “autoridade” dentre tantas: RapCaviar, criada pelo próprio Spotify.

No fim de 2017, a playlist era considerada pela New York Magazine como “a playlist mais influente da Música”. Naquela altura, ela já tinha mais de 14 milhões de seguidores.

Mas, algum dia, você já imaginou que uma simples playlist poderia virar uma “marca”? Ter sua própria identidade visual? Bom, o Spotify já. E contratou uma galera de peso pra criar um dos projetos mais marcantes que já vi. O resultado você pode conferir nas imagens abaixo:

  

Nitidamente, um projeto feito pra durar por muito tempo, marcando forte presença. Usando pouquíssimos elementos e todos recorrentes da identidade visual já presente no Spotify, o projeto traz soluções simples, mas elegantes à identidade, com grids modulares bem definidos e repetição no uso de linhas diagonais nos layouts, que garantem um visual único à “marca” RapCaviar.

O artigo traz apenas algumas das imagens que encontrei na página do projeto no Behance, onde você pode conferir muito mais, inclusive um vídeo de peso sobre o projeto! Acesse: https://www.behance.net/gallery/65646787/RapCaviar-Identity

Sem dúvidas, entre meus projetos favoritos do ano. Gostou? Deixe seu feedback nos comentários!

Grande abraço e até o próximo artigo ;)

Clique aqui para comentar ( )