Design

Jóias: símbolos, padrão social, e design.

Porque as jóias geram tanto encantamento e o que dizem a nosso respeito?

Desde os primórdios da humanidade o ser humano se encanta por símbolos, e eles sempre foram usados para comunicar algo: seu clã, seu culto a uma divindade, seu status social. E uma das formas de deixar isso visível sempre foram os acessórios vestuais como colares, brincos, e pulseiras. Em forma de pingentes, formatos e abrasões, eles sempre transmitiram um significado e, à medida em que foi dado valor à metais nobres e resistentes ao tempo, como prata e ouro, passaram a se destacar mais e servirem para demonstrar um certo status.

Sempre fui encantado pelos símbolos e seus significados, e na busca de uma jóia que representasse algo que tivesse um significado para mim, me recomendaram o site da Aubra Jóias. Estava em busca e encontrei alguns pingentes masculinos que gostei bastante. Como é algo que deverá ter um significado especial e duradouro para mim preciso de algo de qualidade e durabilidade, e por isso me recomendaram essa loja. Agora falta-me decidir, dentre tantas peças legais, qual símbolo tem mais significado e representa melhor o que eu desejo transmitir.

A Cruz Ansata, também conhecida como Ankh, significa o “sopro da vida” representando proteção, conhecimento, fertilidade, iluminação

O trabalho do designer de jóias.

Bem, como disse antes, os símbolos possuem seus significados e associações. Tecnicamente falando, a definição de símbolo é “um tipo de signo em que o significante (realidade concreta) representa algo abstrato (religiões, nações, quantidades de tempo ou matéria, etc.) por força de convenção, semelhança ou contiguidade semântica”. Os signos linguísticos fazem parte de uma das disciplinas do design, principalmente a relação entre os símbolos e seus significados, bem como o contexto social na qual estão inseridos.

O designer de jóias deve criar uma peça esteticamente agradável e chamativa, em materiais condizentes com o contexto da peça e deve-se atentar também aos fatores sócio-culturais em que a peça está inserida. Ao passo que determinadas jóias não apresentam significado algum aos olhos comum, dentro de determinados grupos há um forte significado como símbolo de classe, força, honra, respeito, ou associação.

O compasso e o esquadro com a letra G ao seu centro possui forte significado na sociedade maçônica
Clique aqui para comentar ( )