Design

Jony Ive, chefe de design da Apple, deixará a empresa após 30 anos

Sir Jony Ive, diretor de design da Apple, anunciou ontem que deixará a empresa após quase 30 anos de serviço. Ive se tornou líder da equipe de design da Apple em 1996, e foi um dos responsáveis por reverter a situação financeira da empresa,  criando algumas das peças mais influentes do design industrial contemporâneo, começando com o iMac em 1998.

Jony Ive ficou famoso por ser o porta voz da cultura de design da Apple, mas também por ser o principal responsável por materializar os conceitos de simplicidade, usabilidade e excelência da empresa em uma das linguagem visuais mais reconhecidas e admiradas do mercado de produtos de consumo. Desde que assumiu o cargo de CDO, Ive desenvolveu ou participou de praticamente todos os principais produtos da Apple, incluindo o iPhone, o iPad e o Apple Watch, e também o projeto arquitetônico da nova sede da empresa, chamada Apple Park. ive diz ter seu nome vinculado à  mais de 5.000 patentes.

Por este motivo, Ive é considerado a principal referência da visão de design e inovação da Apple, sobretudo após a morte de Steve Jobs. Porém, a relação de sucesso de tantos anos parece ter sido encerrada, pelos no aspecto de exclusividade da atuação de Ive na Apple. 

O novo empreendimento da Jony Ive, a consultoria chamada LoveFrom, será lançado em 2020, quando o designer concluir sua transição da Apple no final deste ano. Também fará parte da equipe, o igualmente famoso Marc Newson, que será um dos sócios da LoveFrom.

O nome da empresa, traz em sua origem uma história curiosa. Segundo o designer, a inspiração para o nome LoveForm veio de uma reunião com Steve Jobs, onde ele teria dito que mesmo que você provavelmente nunca se encontre com as pessoas pelas quais você está fazendo suas criações, sua motivação tem que ser fazer algo com amor e com cuidado como forma de expressar a sua gratidão à humanidade, à espécie humana.

Jony Ive e Steve Jobs.

Por este motivo, Ive continuará envolvido com a Apple, mas agora, como consultor terceirizado da empresa. Além da prestação de serviços à Apple, Ive e sua equipe atuarão também com projetos de pessoais, algo a que Ive vem se dedicando. Em 2018, ele criou um anel de US$ 150 mil feito à partir de uma peça única de diamante. O designer até contribuiu com ideias para o desenho do sabre de luz do personagem Kylo Ren, do filme Star Wars.

Clique aqui para comentar ( )