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Lançamento – Livro da Marca da Globo e o filme ‘O Conto da Marca’ revelam a alma, personalidade e essência da Globo

Estamos acostumados a ouvir que um Brandbook é um manual de personalidade e comportamento de uma marca voltado para a orientação de gestão de branding e comunicação corporativa. No entanto, Sérgio Valente, diretor de comunicação da Globo, nos revela uma dimensão muito mais ampla, afirmando que o “brandbook não é só para dizer o que pode ou não pode fazer” mas “é para dizer qual é a alma.” Então, por ser muito mais do que uma representação gráfica, da vontade de contar a trajetória da emissora marcada por diversas mudanças, nasce o Livro da Marca Globo.

Captura de tela no site O Livro da Marca Globo

Nos últimos 5 anos, a marca Globo iniciou o projeto de reformular sua identidade sintetizando esteticamente os seus novos valores: uma marca que está muito mais próxima da sociedade, humana, transparente e aberta para conversa. O símbolo é familiar, faz parte do dia a dia do povo brasileiro, e por isso é necessário expor seu movimento e a sua sintonia que evoluiu com as mudanças no mundo e na vida de todos.

O grande desafio foi materializar sua personalidade e essência. Representar a sua alma vai além de um simples um manual de uso da marca. Foi pensando nisto que surgiu a ideia de compartilhar o Livro da Marca com todos e de criar um filme fazendo com que a sociedade sinta e veja a essência que compõem a marca da Globo, mesmo se for assistido em recortes ou completamente.

Cada pequeno detalhe foi pensado para representar de forma lúdica os valores da marca. O movimento – o principal valor da marca – foi revelado através de um formato dinâmico com “elementos que permitem a interferência e interação de quem acessa”. Para isto, foi utilizado a tecnologia Processing que trouxe como resultado um ambiente totalmente vivo onde nada é estático.

“O movimento é destaque também na peça que abre o livro, o filme institucional ‘O Conto da Marca’. Tradução estética dos valores da Globo, pode ser assistido de forma completa ou em recortes que detalham cada um de seus ativos. O olhar direcionado nos permite, por exemplo, compreender que o movimento está presente em todos os elementos visuais, representando  uma empresa em permanente evolução. Está no branco, a mais colorida das cores, e que simboliza as múltiplas possibilidades de um futuro em construção. Está nas cores, que apresentadas em gradiente, representam a diversidade, a pluralidade, a afetividade e a tolerância. E está também no círculo, forma fundamental do logo da marca Globo e recurso gráfico para representação da fluidez, que remete ao infinito e à harmonia.”

O filme titulado de “O Conto da Marca” é uma peça pensada para manter os atributos e valores da Globo sempre no ar. “Ao mesmo tempo que entrega todos os valores criados no passado, o filme revela uma evolução deles. Exalta o que foi feito com os olhos da contemporaneidade e traz a contemporaneidade para a marca. Não é apenas um filme de 2 minutos. Cada trecho do ‘O Conto da Marca’ gera um movimento diferente na programação”, completa o diretor.

A forma como o balé de cores e formas foi trabalhado no filme é espetacular. Ao ver o vídeo dos bastidores preste atenção em cada detalhe. Com este filme inspirador e com o vídeo dos bastidores, você aprenderá muito com cada etapa do processo.

No site, é possível interagir com os elementos da marca Globo como por exemplo a tipografia criada exclusivamente para a marca.

Abaixo, além do vídeo dos bastidores, disponibilizo para vocês um outro vídeo que conta com muito mais detalhes sobre cada detalhe do Brandbook. Nada melhor do que aprender com os próprios criadores, não é verdade. Então desfrute de cada segundo e se inspire. Para acessar o site do Livro da Marca da Globo, clique aqui.

Ficha técnica – Livro da Marca
Direção de Criação: Sergio Valente, Mariana Sá, Leandro Castilho.
Direção de Inovação: Washington Theotonio.
Head of art: Waldemar França.
Criação: Washington Theotonio, Waldemar França.
Direção de arte: Waldemar França, Washington Theotonio.
Redação: Leandro castilho, Bernardo Magalhães, Fabio Leão.
Lead designer: Mariana Sá, Washington Theotonio, Waldemar França.
Designer: Lorena Freire, Felipe Bellintani, Christiano Calvet.
Direção de Planejamento: Carla Sá.
Planejamento: Bernardo Magalhães.
Atendimento: Andrea Couto, Tatiana Lima
Direção de produção comunicação: Jaqueline Couto.
Produção comunicação: Fernanda Deway, Milaine Almeida.
Midia: Vitor Silveira

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