Comportamento

Lista: 5 apps que vão te manter focado!

De um certo tempo pra cá, ando ouvindo muito a galera protestando contra si mesmo em relação ao uso excessivo do celular/aplicativos. Do quanto tempo se perde do dia por conta do vício indireto em que nos inserimos. O pior de tudo é ter plena consciência disso e não conseguir mudar, ou ao menos tentar.

Tem dias que é difícil: notificações à todo momento nas redes sociais, grupo do WhatsApp que está animado, a tentativa de registrar algum momento interessante para postagem… Tudo parece ser mais interessante do que o que você realmente precisa fazer.

Graças à falta de foco, é super normal chegar no fim do dia um pouco frustrado, atolado de tarefas não feitas. Se você se identificou com a situação e acha que precisa de uma forcinha, um algo a mais do que a simples força de vontade, a lista da semana chegou pra te ajudar :)

A ironia nessa lista é que são indicações de apps justamente para o seu celular, mas você já vai entender o entuito disso tudo :)

Se você tem dificuldades para manter o foco no trabalho ou nos estudos, esses aplicativos que vão ajudar a se concentrar e realizar as suas tarefas dentro do tempo programado.

1 – Forest: Stay focused

O Forest App funciona como um game que o ajuda a te manter longe do celular. Como funciona? Você determina um tempo para não utilizar o celular e à partir disso, não deverá abrir nenhum app enquanto aquele tempinho pré-definido está em contagem regressiva.

Ao final dessa contagem, caso você consiga ser resistente, ganhará recompensas em forma de árvores plantadas. Mas, se não conseguir segurar a ansiedade, mesmo que por emergência, terá uma árvore devastada e terá que se esforçar ainda mais para conseguir novas conquistas.

Sempre que você conseguir conquistar uma árvore plantada, você também ganha moedas e poderá “comprar” itens que podem ser integrados às suas conquistas.

É um app pago, mas muito elogiado por quem usa!

2 – ClearLock: Block Distractions

Se a plantação de árvores não toca seu coração o suficiente, o aplicativo ClearLock pode ser a solução para seu problema.

A função dele é bloquear aplicativos do seu celular para evitar distrações. Basta selecionar quais apps entram na “lista negra” e por quanto tempo ficam bloqueados. Assim, o dispositivo evita que você use Facebook, WhatsApp, Instagram ou qualquer rede social que roube seu tempo. O tempo mínimo de travamento é de 10 minutos e o máximo de 3 horas. Ao contrário do Forest, não há nenhuma outra interação além de bloquear os outros aplicativos. O ClearLock está disponível apenas para Android, versão gratuita. Além de só funcionar em inglês.

3 – Brain Focus Productivity

O Brain Focus Productivity é um aplicativo que utiliza a técnica do Pomodoro (que estipula 25 minutos de foco total seguido de poucos minutos obrigatórios de descanso, é conhecida e aplicada há anos tanto para estudos quanto para trabalho). Nele, é possível definir qual tarefa você vai iniciar – estudar, trabalhar ou deveres domésticos – e então dar play no cronômetro.

As informações são armazenadas no próprio app, assim o usuário pode acompanhar quantos minutos usou para ficar focado/relaxar. O Brain Focus está disponível para Android e IOS, em ambos, gratuito.

4 – Freedom

O Freedom é capaz de bloquear todo e qualquer meio de distração, tanto no celular quanto no computador. Redes sociais, mensagens e outras notificações são suspensas até que o usuário desbloqueie o app. Sem interrupções, fica muito mais fácil manter o foco. O app está disponível para Android e IOS, mas também é pago.

5 – Brain.FM

A música é sempre um ótimo incentivo para se manter focado em uma ou mais tarefas. O Brain.FM oferece algumas playlists que prometem estimular seu cérebro e te auxiliar na concentração. É possível escolher músicas para relaxar, se concentrar ou até meditar. Ele é alimentado por um sistema de inteligência artificial, que compõe algumas músicas para cada objetivo, monitora o que funciona e ajusta todos os resultados. As playlists são voltadas para “ajudar o ouvinte a alcançar certos estados cerebrais neurológicos”, como produtividade, sossego e relaxamento. O Brain.FM também está disponível para IOS e Android, além de também ser pago.

Me vi na necessidade de escrever sobre isso após perceber o tempo que estava sendo perdido em frente ao Instagram. Apesar de ser um dos meus meios de divulgar meus serviços, nada é benéfico sendo tão repetitivo e constante. Espero que de alguma forma, tenha ajudado vocês, que assim como eu, já se sentiram sem foco nos estudos/trabalho!

Me digam nos comentários se já usaram algum desses ou se começaram a usar e a experiência foi boa. Feedbacks são sempre bem vindos ;)

Grande abraço,

Bruno Meira – @meiradg

Clique aqui para comentar ( )