Design

Livro da Semana: “Breve História das Artistas Mulheres” por Susie Hodge

“Os homens gostavam de me diminuir como a melhor pintora mulher. Eu me considero entre os melhores pintores.” Georgia O’Keeffe

Fonte: Editora Olhares

Você já ouviu falar do movimento Harlem Renaissance? Também conhecido como Renascimento de Harlem, este movimento social, artístico e intelectual é um dos assuntos expostos maravilhosamente no livro “Breve História das Artistas Mulheres” de Susie Hodge, em pré-venda na Editora Olhares, uma das melhores editoras do Brasil e reconhecida internacionalmente por apresentar livros pertinentes para o Design, Arquitetura e Urbanismo, Arte, Fotografia, DIY e muito mais! Este livro é um guia de bolso para os principais movimentos, obras, inovações e temas na história da arte, exaltando as artistas mulheres! Então vamos lá!

Gamin – Augusta Savage (gesso pintado à mão)
Fonte: The Cleveland Museum of Art

O Harlem Renaissance ocorreu no Harlem, em Nova York, de 1918 à 1937. Seu início se dá quando afro-americanos migraram das plantações do sul para as cidades industriais do norte dos Estados Unidos e precisaram lutar por seus direitos civis. Em meio à este movimento, quero destacar Meta Vaux Warrick Fuller (1877 – 1968), Augusta Savage (1892 – 1962), Selma Burke (1900 – 1995), Gwendolyn Bennet (1902 – 1981) e Loïs Mailou Jones (1905 – 1998), artistas negras que não tiveram grande espaço na história da arte por dois motivos: por serem negras e por serem mulheres. As artistas deste movimento enfrentaram machismo, além do racismo. Mesmo assim, não desistiram de lutar pela independência de perseguir suas aspirações.

A arte tem o poder de descrever momentos, pensamentos, sonhos e inovações. Contudo, nem sempre as mulheres puderam expor seus talentos artísticos porque antigamente a maioria dos movimentos artísticos envolvia predominantemente artistas do gênero masculino e, embora alguns acolhessem de bom grado as mulheres, a maior parte as excluía. Pensando nisso, o novo livro da Editora Olhares tem como objetivo apresentar diversas mulheres artistas que são muito importante para a história da arte, porém, por causa do machismo, foram esquecidas e ofuscadas ao longo do tempo.

Como o livro “Breve História das Artistas Mulheres” é dividido?

Fonte: Editora Olhares

Uma das coisas que mais me chamou atenção no livro é como as informações foram organizadas. O livro está divido em grandes quatro capítulos: Movimentos, Obras, Inovações e Temas. Você pode lê-lo do início ao fim, como normalmente fazemos, ou pode inverter a ordem de leitura dos capítulos, você que escolhe. Nos capítulos Movimentos, Inovações e Temas em cada página você irá encontrar as principais artistas daquele movimento, fatos relevantes, em que ano ocorreu tal acontecimento, uma fotografia da obra que representa o movimento, um texto explicativo com detalhes muito importantes. No segundo capítulo Obras você terá informações sobre quem fez a obra e sobre outras obras importantes, dimensões, técnica utilizada, ano e um texto explicativo da obra.  No rodapé de cada página você encontrará referências que linkam aquele assunto com outras partes do livro. No final do livro você ainda consegue pesquisar por assunto, tema, nome da artista, além de ter informações sobre em quais museus estão as obras expostas no livro.

E sobre o design do livro?

Fonte: Editora Olhares

Quem nunca entrou em uma livraria para sentir o cheirinho do livro que atire a primeira pedra! haha Eu não poderia deixar de falar do design editorial do livro não é, galera? Confesso que a qualidade do livro me surpreendeu muito. O livro foi produzido com capa dura, revestido com papel fosco. A qualidade da impressão é digna de ficar admirando por horas. E mesmo sendo de capa dura,  é um livro leve. Então, você que gosta de ler nos trajetos para o trabalho, por exemplo, não se preocupe pois não vai pesar nadinha. Ao meu ver, as folhas internas foram impressas no papel couchê 90g/m², material que deixa a impressão com cores bem mais vivas.

Quem é a autora deste livro?

Susie Hodge é uma autora britânica que escreveu mais de 100 livros sobre arte, história da arte e técnicas artísticas. Além de ser palestrante e oferecer oficinas, Susie é reconhecida na TV internacional como uma das melhores especialistas em história da arte, possui possui uma capacidade surpreendente em simplificar ideias complesas rapidamente para os espectadores e apresentar respostas de maneira atraente e elegante. Alguns livros mais vendidos de Susie ganharam prêmios de prestígios como o livro Breve História da Arte , também disponível no site da Editora Olhares.

Garanta já o seu livro com o nosso cupom!

Gostou do livro? Temos um presente para você: utilizando o cupom DESIGNCULTURE20, você ganha 20% de desconto na sua compra no site da Editora Olhares!! Clique aqui e garanta já o seu livro! O livro está em pré-venda e será enviado a partir do dia 10/03.

Clique aqui para comentar ( )

Somos um veículo que trata sobre Design, Comunicação, Cultura, Artes, Ações criativas e empreendedoras. Acesse diariamente. Você é a nossa inspiração.

Porto Digital
Empresa embarcada no Porto Digital
Email Marketing certified by E-Goi
Um projeto Uncod Pro
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência possível. Se continuar a usar nosso site, entenderemos que você está de acordo.