Design Maizena. 125 anos de Brasil

Maizena. 125 anos de Brasil

Por Lucas Benfica

Bons produtos às vezes tornam-se ícones muito por causa do significado emocional que seus pontos de contato conseguem transmitir. Aliado à qualidade do seu produto, a empresa que investe na gestão da marca, compreendendo todos os seus pontos de contato, desde o atendimento até o pós-venda, está sim preparada para virar lenda.

A Maizena, famosa marca de amido de milho, é um dos poucos produtos que conseguem transcender a relação produto-consumidor. Aproveitando-se desta vantagem competitiva, a Unilever acaba de lançar duas embalagens em estilo “retrô” para comemorar os 125 anos da Maizena no Brasil.

embalagem-retro-da-maizena-comemora-os-125-anos-da-marca-no-brasil-1407270036782_615x300

Em 1947, uma pesquisa mostrou que 80% das donas de casa de São Paulo e do Rio de Janeiro consumiam o produto. As novas caixas do produto ganharam imagens que remetem a comerciais antigos, mantendo aquele tradicional amarelo de rápida associação visual. Indo ao encontro desta preferência, as caixas são ilustradas, uma com a dona de casa que acabou de preparar um bolo usando Maizena; e a outra é estampada pelo desenho de uma criança comendo bolo.

A manutenção de um ícone

Esse foi um trabalho que começou há bastante tempo. Revisitar o passado, mesmo já tendo evoluído, é muitas vezes necessário para reforçar ainda mais os seus valores. E para alavancar ainda mais a marca, desde 2004 a Unilever conta com a Usina Escritório de Desenho, que projeta visualmente nos desenhos da embalagem os atributos e conceitos da Maizena.

Em 2004, a Usina apenas propôs uma nova hierarquia de informações aliada à nova diagramação, tornando o rótulo mais organizado, possibilitando maior destaque para o novo Desenho da marca. A “tribo indígena” foi somente reposicionada e mantido o seu Desenho original. Em 2012, a identidade visual foi mantida e pequenos ajustes trouxeram mais leveza ao Desenho. sai, por exemplo, o contorno preto na face frontal da Embalagem.

A nova tipografia da marca, que apresenta o produto, mantém o mesmo peso visual da anterior, porém deixando para trás as serifas trabalhadas, ganhando modernidade e clareza.

maizena4

maizena6maizena2 maizena3

A consolidação de um ícone

Além de ser sinônimo de amido de milho nos dicionários, numa versão adaptada: “maisena” (com “s”, diferente da marca registrada, que é com “z”), a marca já foi também tema de livro: Tadeu Costa escreveu a publicação Do Maíz à MAIZENA®, fruto de uma pesquisa de 15 anos, cuja ideia é mostrar esse icônico layout de mais de 140 anos.

capa-do-mais-a-maizena

140 anos por que no começo, o amido de milho Maizena Duryea era importado dos Estados Unidos. Ele começou a ser vendido no Brasil em 1874, quando o país ainda era uma Monarquia. Isso daria 140 anos de presença no mercado brasileiro. E como a marca só foi registrada em 1889, quando o Brasil virou uma República. Essa é a data considerada para as comemorações de aniversário de 125 anos.

Para finalizar, deixo à vocês leitores, algumas imagens de campanhas antigas da Maizena, essa marca ícone e tão importante na economia do país.

IMAGENSalta_500_px_Maizena_dg230-1995_tcm95-130108 alta_500px_Maizena_dg030-1970_tcm95-130100 alta_500px_Maizena_dg107-1941_br_tcm95-130102 alta_500px_Maizena_dg204-1977_tcm95-130106 f78e58c6f2288cfa3ad5021fb0c45ef9 MAISENA - PRODUTOS MAIZENA - MAISENA - PROPAGANDAS ANTIGAS - 096 maizena 1 maizena_2 Maizena_dg012-1962_tcm95-101060 Maizena_dg017-1964_tcm95-101061 Maizena_dg028-1970_tcm95-101064 Maizena_dg042-1985_tcm95-101065 Maizena_dg081-1966_tcm95-101062 Maizena_dg123-1946_tcm95-101058 Maizena_dg197-2003_tcm95-101066 Maizena_dg209-1958_tcm95-101059 Maizena_dg217-1953_tcm95-101063 Maizena_dg274-1959_tcm95-103383

Um abraço e até a próxima.

Referência:

http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2014/08/06/maizena-lanca-embalagem-retro-para-comemorar-125-anos-no-brasil.htm#fotoNav%3D6

http://economia.uol.com.br/album/2013/05/10/10-marcas-que-viraram-sinonimo-de-produto.htm#fotoNav=9

http://www.unilever.com.br/aboutus/historia_das_marcas/maizena/

http://www.embalagemmarca.com.br/2014/07/aos-125-anos-maizena-ganha-embalagem-vintage/

http://www.usinadesenho.com.br/pt/portfolio_embalagem/maizena

http://designices.com/do-maiz-a-maizena/

Confira também

Deixar um comentário

Portal Design Culture

O Design e a educação movem nossas vidas.

Orgulho de ser de Pernambuco.

Uma empresa embarcada no Porto Digital

Hospedado na Imaginare Digital.

inspiração Em seu e-mail

© Portal Design Culture 2024  – Termos de uso e política de privacidade

Layout por: Estúdio IP/M

Desenvolvido por: O Plano A