Bons produtos às vezes tornam-se ícones muito por causa do significado emocional que seus pontos de contato conseguem transmitir. Aliado à qualidade do seu produto, a empresa que investe na gestão da marca, compreendendo todos os seus pontos de contato, desde o atendimento até o pós-venda, está sim preparada para virar lenda.
A Maizena, famosa marca de amido de milho, é um dos poucos produtos que conseguem transcender a relação produto-consumidor. Aproveitando-se desta vantagem competitiva, a Unilever acaba de lançar duas embalagens em estilo “retrô” para comemorar os 125 anos da Maizena no Brasil.
Em 1947, uma pesquisa mostrou que 80% das donas de casa de São Paulo e do Rio de Janeiro consumiam o produto. As novas caixas do produto ganharam imagens que remetem a comerciais antigos, mantendo aquele tradicional amarelo de rápida associação visual. Indo ao encontro desta preferência, as caixas são ilustradas, uma com a dona de casa que acabou de preparar um bolo usando Maizena; e a outra é estampada pelo desenho de uma criança comendo bolo.
A manutenção de um ícone
Esse foi um trabalho que começou há bastante tempo. Revisitar o passado, mesmo já tendo evoluído, é muitas vezes necessário para reforçar ainda mais os seus valores. E para alavancar ainda mais a marca, desde 2004 a Unilever conta com a Usina Escritório de Desenho, que projeta visualmente nos desenhos da embalagem os atributos e conceitos da Maizena.
Em 2004, a Usina apenas propôs uma nova hierarquia de informações aliada à nova diagramação, tornando o rótulo mais organizado, possibilitando maior destaque para o novo Desenho da marca. A “tribo indígena” foi somente reposicionada e mantido o seu Desenho original. Em 2012, a identidade visual foi mantida e pequenos ajustes trouxeram mais leveza ao Desenho. sai, por exemplo, o contorno preto na face frontal da Embalagem.
A nova tipografia da marca, que apresenta o produto, mantém o mesmo peso visual da anterior, porém deixando para trás as serifas trabalhadas, ganhando modernidade e clareza.
A consolidação de um ícone
Além de ser sinônimo de amido de milho nos dicionários, numa versão adaptada: “maisena” (com “s”, diferente da marca registrada, que é com “z”), a marca já foi também tema de livro: Tadeu Costa escreveu a publicação Do Maíz à MAIZENA®, fruto de uma pesquisa de 15 anos, cuja ideia é mostrar esse icônico layout de mais de 140 anos.
140 anos por que no começo, o amido de milho Maizena Duryea era importado dos Estados Unidos. Ele começou a ser vendido no Brasil em 1874, quando o país ainda era uma Monarquia. Isso daria 140 anos de presença no mercado brasileiro. E como a marca só foi registrada em 1889, quando o Brasil virou uma República. Essa é a data considerada para as comemorações de aniversário de 125 anos.
Para finalizar, deixo à vocês leitores, algumas imagens de campanhas antigas da Maizena, essa marca ícone e tão importante na economia do país.
Um abraço e até a próxima.
Referência:
http://economia.uol.com.br/album/2013/05/10/10-marcas-que-viraram-sinonimo-de-produto.htm#fotoNav=9
http://www.unilever.com.br/aboutus/historia_das_marcas/maizena/
http://www.embalagemmarca.com.br/2014/07/aos-125-anos-maizena-ganha-embalagem-vintage/
http://www.usinadesenho.com.br/pt/portfolio_embalagem/maizena
http://designices.com/do-maiz-a-maizena/