Olá, leitores.
Hoje trago aqui o projeto de embalagem da Nike para o seu novo tênis: o Nike Free 5.0
O Nike Free 5.0 é o calçado mais flexível na história e, como manda o bom manual do branding e do marketing sensorial, ele precisava comunicar o seu principal e mais original atributo, em termos de serviço e de marca. Para fazer isso, a Nike chamou a agência Publicis Impetu do Uruguai para desenvolver uma diferente caixa para o calçado. Surgia a Nike Free Box, uma caixa feita exclusiva para o Nike Free 5.0. E o processo de manufatura da caixa é impressionante.
O Nike Free Box é uma caixa com edição limitada promocional de lançamento, e ela é feita a partir da caixa original dos tênis Nike. Aquela laranja com o swoosh branco. A Nike Free Box é 1/3 do tamanho original. Ele foi projetado para surpreender os primeiros compradores do novo tênis, e para demonstrar a incrível flexibilidade do modelo Nike. Os sapatos são tão flexíveis que são literalmente enrolado e colocado na caixa menor. Seria legal que essa caixa fosse para sempre.
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E a embalagem é também um grande case de design sustentável: menos papelão e, consequentemente, mais produtos em um caminhão/navio de transporte, além do incentivo à uma ação. Não é só uma embalagem pequena, é um recado do tipo: reduza, recicle, reutilize. E isto gera desencadeia uma série de percepções nos consumidores, como a sensação de que a marca se preocupa com o meio-ambiente e que um atleta Nike também deveria fazer isto. Além de que “o MEU Nike é tão demais. Ele é flexível e vem numa caixinha pequena, sustentável e o da sua marca não”
Sim, embalagem vende! E a Nike poderia também criar uma sacolinha menor. :)
Um abraço e até a próxima, leitores.
Fontes:
http://www.thedieline.com/blog/2014/7/18/nike-free-box-a-shoebox-13-the-size-of-the-original
http://www.designculture.com.br/o-aspecto-emocional-em-uma-embalagem/