Atualmente, somos apresentados com frequência à notícias que nos levam a pensar que o aquecimento global e a poluição de resíduos de plástico nos oceanos estão ameaçando a vida na Terra. Para evitar as piores conseqüências, muitos especialistas apontam que seja necessária uma mudança radical na forma como produzimos e consumimos, a fim de tornarmos nossa cultura e também nossa economia mais sustentável. No campo do design, uma das principais tendências de sustentabilidade está ligada ao conceito de circularidade, que envolve a criação de produtos que podem ser reciclados diversas vezes, criando loops circulares fechados para o ciclo de vida dos produtos.
Contudo, para alcançarmos um cenário onde todo o setor produtivo é capaz de desenvolver produtos para a economia sustentável, as empresas precisam colaborar para criar soluções para grandes problemas, como inventar novos materiais e reciclar equipamentos.
Com base neste contexto, a Nike, em parceria com a faculdade Central Saint Martins, uma das melhores escolas de moda do mundo, desenvolveu um manual para designers que estabelece os princípios do design circular, juntamente com estudos de caso de empresas que fizeram um trabalho inovador nesse aspecto. Alguns desses exemplos vêm da própria Nike, mas muitos vêm de outras marcas, outros grandes players do setor de vestuário, como a Levi’s, Patagonia, Outerknown, For Days e Eileen Fisher.
Nenhuma dessas iniciativas é completamente inédita. Alguns exemplos semelhantes, como os esforços da Adidas para criar um tênis totalmente reciclável, ou o programa de reparos da Patagônia chamado Worn Wear, já aparecem na mídia com frequência. Contudo, o que podemos destacar de mais valioso nesse projeto é o potencial que ele apresenta para replicar práticas sustentáveis de design, capazes de se encaixarem em um sistema abrangente com possibilidades de, um dia, se tornar uma norma na indústria. “Queríamos reunir todas as melhores práticas para, esperamos, catalisar mais ações sustentáveis no design”, diz Noel Kinder, diretor de sustentabilidade da Nike. “Isso também institucionaliza e formaliza esses princípios para nós internamente na Nike de uma maneira mais ousada do que o que fizemos no passado.”
O guia desenvolvido pela Nike é deliberadamente apresentado em um formato de livro didático. Ele detalha cada princípio, mostra como cada conteúdo se desenrola em um estudo de caso e apresenta algumas questões para discussão. São apresentados 10 princípios que se aplicam ao desenvolvimento de um ciclo de vida circular para um produto, incluindo elementos como a escolha de materiais de baixo impacto, projeto pautado na reciclabilidade, redução de desperdício na fabricação, aumento da vida útil de um produto através de consertos e a construção de embalagens mais duráveis e sustentáveis.
O guia está disponível em inglês, e pode ser acessado no site criado pela Nike para este conteúdo. Confira as dicas do guia e veja como estes princípios podem te ajudar à tornar seus próximos projetos mais sustentáveis!