Design

Nova Ferramenta de Seleção no Photoshop

Mais uma ferramenta da Adobe para acelerar o trabalho do designer

A Adobe não perdeu tempo e através do aprimoramento do Adobe Sensei, seu algoritmo de reconhecimento de objetos, e sua união com os aplicativos da Creative Cloud nos trouxe uma série de facilidades.

O que gastaríamos horas fazendo para a remoção de um objeto usando ferramentas de remoção de mancha, carimbo, e algumas máscaras, hoje facilmente pode ser feito com os recursos de Preenchimento Sensível a Conteúdo (Content-Aware) que, apesar de ainda demandar alguns retoques manuais em alguns casos, gera uma economia de tempo absurda.

Da mesma forma as ferramentas de seleção estão cada vez mais aprimoradas, detectando e separando facilmente as bordas de um objeto de outro, através da identificação de seus limites e do contexto da imagem, e é aqui que brilha a ferramenta a ser lançada na nova versão do Photoshop.

A ferramenta de Seleção de Objeto (Object Selection Tool), e que será agrupada junto às ferramentas de Seleção Rápida, e Varinha Mágica, irá compor o arsenal do Photoshop permitindo que, com a indicação de uma área contextual, um dado objeto possa ser selecionado através do reconhecimento de seus limites baseado no contexto da imagem.

No vídeo de demonstração da ferramenta podemos ver facilmente como um cão é selecionado no contexto de uma imagem, como o gorro de uma menina pode ser selecionado com um simples quadro de seleção, entre outros exemplos muito práticos.

Ao contrário do que muitos possam pensar, essa ferramenta não tende a substituir o trabalho do designer, como o tempo demonstrou com as ferramentas de content-aware. Trata-se apenas de mais uma forma de agilizar o fluxo de trabalho, agilizando uma das mais árduas tarefas nos processos de foto montagem.

O trabalho do designer vai muito além de seleções e da substituição de elementos, e ainda falta muito para o Adobe Sensei se tornar um “Adobe Ninja” e substituir o designer também no processo criativo.

E você, o que achou de mais essa ferramenta? Empolgado com a novidade? Dê-nos sua opinião.

Clique aqui para comentar ( )