Fotolia Novidades super especiais no novo Photoshop

Novidades super especiais no novo Photoshop

Por Eric Frantto

Tá, não é tão novidade assim pra alguns, porque essas ferramentas já estão há cerca de um ano no mercado. Embora muitos ainda não saibam disso. Pois bem, quem tá sempre com o querido Ps aberto, seja pra desenvolver interfaces (UI Design) ou mesmo para a confecção de projetos gráficos como flyers, banners, outdoors, post pra Mídia Social e afins, geralmente lança mão do uso de guidelines, as famosas linhas guia. O recurso das linhas em um projeto auxilia bastante. Sobretudo no que se refere a criar uma peça organizada, equilibrada e que segue uma dada hierarquia de elementos em sua concepção gráfica.

linhas-guia-1

O que pouca gente sabe é que, diferentemente das versões anteriores, quando precisávamos usar a régua (Ctrl+R no Windows) pra arrastar manualmente cada linha guia levando em conta as medidas da régua, a nova versão do Adobe Photoshop veio com uma novidade super legal! A atualização CC 2015 já há cerca de um ano traz o recurso de personalização das linhas, semelhantemente a alguns plugins e ferramentas de terceiros (a maioria pagos), bastando apenas preencher a janela que se abre após escolher no painel a opção “Visualizar > Novo Layout de Guias”. Aí é só escolher as colunas, linhas, margem…e o Ps gera as linhas na hora.

linhas-guia-2 linhas-guia-3

O artifício é ainda mais interessante quando lembramos que as linhas auxiliam diretamente no equilíbrio visual e logístico da peça. Como no ajudando evitar que percamos alguma informação importante nas extremidades, por exemplo.

Essa é uma dica rápida, dentre outras também bastante interessantes que a versão mais recente do Ps apresenta, como a identificação de fontes semelhantes ou mesmo a fonte real, a partir de uma imagem (recurso muito conhecido usando o famoso “WhatTheFont!”). Nesse caso, basta importar para o Photoshop, a imagem com a fonte que se deseja encontrar e em seguida, com a ferramenta de seleção, escolher a região com a fonte a ser achada. Daí basta ir no painel superior, em “Texto” e escolher a opção “Localizar Fonte Semelhante…”. Pronto, o querido Ps vai listar uma sequência de fontes semelhantes ou identificar a real fonte da imagem importada.

search-fonte-1 search-fonte-2 search-fonte-3

Dicas simples, rápidas, mas de grande valia na hora do aperto. Gostou, quer mais dicas assim? Fica atento que tem mais novidades em breve.

Se você está em buscar de imagens para seus projetos, aproveite o 20% de desconto especiais no Fotolia da Adobe, clique aqui e aproveite!

Tamojunto!

 

Confira também

Portal Design Culture

O Design e a educação movem nossas vidas.

Orgulho de ser de Pernambuco.

Uma empresa embarcada no Porto Digital

Hospedado na Imaginare Digital.

inspiração Em seu e-mail