Olá pessoas,
Hoje vamos falar da mais recente versão do CorelDRAW, suas novidades e funções. Gostaria que deixássemos de lado as diferenças e comparações sobre qual software é melhor para isso, ou para aquilo. Acredito que cada um usa a ferramenta que se sente mais confortável e seguro em trabalhar. Esse artigo não tem a finalidade de comparar nenhum software, e sim, mostrar as novidades da versão X8 do Corel. Portanto, vamos aproveitar o passeio e descobrir um pouco mais sobre os recursos disponíveis nessa nova versão. ;)
A canadense Corel Corporation está lançando mundialmente neste mês a 18ª edição de seu veterano conjunto de software de criação de layout, artes gráficas e edição de imagens CorelDRAW. Com mais de 15 milhões de cópias instaladas no mundo – o Brasil responde por cerca de 10% delas – o novo CorelDRAW X8 chega ao mercado fortalecido por uma série de inovações técnicas e comerciais, literalmente aliviando a ansiedade de profissionais que muitas vezes vêm utilizando a suíte de programas há décadas para criar material gráfico, desenvolver ilustrações e editar fotos.
O CorelDRAW sempre foi conhecido pela sua facilidade de uso e suas aplicações, para finalidades profissionais em áreas tão diversas quanto publicidade, comunicação corporativa, criação para internet, editoração gráfica e desenvolvimento de design para a indústria da moda.
NOVIDADES
A nova versão vem carregada de novidades que ajudarão os usuários no processo de criação.
O suporte a telas em resolução 4k ou Ultra HD, que comporta densidade de imagens de 8,3 megapixels ou superior. No quesito monitores, aliás, o X8 permite usar múltiplos deles ao mesmo tempo, mesmo que a resolução de cada um seja diferente da de outros. Esse recurso é muito interessante para quem trabalha com múltiplas telas.
Outra novidade que vai chamar a atenção do usuário, decorrente da otimização para Win 10, é a facilidade com que o programa trabalha com tablets compatíveis com a caneta Windows Real-Time Stylus, a exemplo do Microsoft Surface, além de dispositivos e tablets Wacom, entre outros equipamentos à base de toque em tela. A novidade pode ser usada também em outras versões do Windows, como o 7, 8.0 e 8.1, entretanto, é mais recomendada no Windows 10. Corel já é compatível com tablets Wacom, no entanto, a nova versão X8 também suporta o Windows em Tempo Real Stylus, sem-piloto sensibilidade à pressão e inclinação que lhe dá controle curso completo no desenho e edição de imagem aplicativos. Agora você pode usar diferentes tablets e canetas (como o Microsoft Surface Pro 4, Livro de superfície ou quaisquer outras ferramentas RTS-compatíveis) caneta compatível com o software para adequá-los à sua própria força.
“Com o X8, eliminamos muitas questões problemáticas que os profissionais de design gráfico cotidianamente enfrentam”, diz Gérard Métrailler, vice-presidente de produtos de design gráfico e produtividade da Corel. “Também trabalhamos duramente na suíte para oferecer um ambiente de design mais rápido, eficiente e inteligente do que em qualquer versão anterior ou de concorrentes. Acréscimos importantes, como o novo Corel Font Manager, e várias ferramentas radicalmente aprimoradas tornam mais fácil para o usuário obter a aparência e os resultados profissionais que o mercado exige – e com menor esforço.”
EXPLORANDO AS NOVIDADES DA VERSÃO
Ocultar Objetos
Esse novo recurso foi feito a partir dos pedidos dos usuários. Ele é capaz de ocultar elementos do layout, ótimo para trabalhos cheios de detalhes. É a primeira vez que o Corel traz essa função para o software.
Primeira coisa que você deve fazer, é ativar o Gerenciador de Objetos ( uma espécie de local com todas as camadas do documento). Para isso, clique no menu Janela, depois Janela de Encaixe e procure a opção Gerenciador de Objetos.
Após isso, selecione o objeto que deseja deixar oculto, clique com o botão direito em cima dele e clique na opção Ocultar objeto.
Para voltar a ver o objeto, você só precisa ativar a visualização no Gerenciador de Objetos. Localize a camada do objeto, clique com o botão direito do Mouse e procure Mostrar objeto.
Interface
A interface teve uma mudança significativa na personalização do soft. Agora o usuário pode personalizar toda a sua área de trabalho. Cores e temas podem ser aplicados nessa nova plataforma.
Para mudar essas configurações. Clique no ícone de configurações na Caixa Padrão ou clique no atalho CTRL + J.
Localize o menu Aparência (primeiro menu) no lado esquerdo da Janela.
A primeira coisa que podemos mudar, é o tamanho da interface. Agora é dar zoom em todo o soft, um excelente recurso para os usuários com problemas de visão.
Na propriedade Tamanho, aumente a barra de zoom para o nível desejado, acompanhe o GIF.
Outra novidade dessa versão, é a mudança de tema. Esse recurso é bem comum nos softwares da Adobe, e agora está disponível para o CorelDRAW também.
Na opção Tema escolha umas das opções – Leve, Médio, Escuro e/ou Preto – as opções Escuro e Preto são ótimas para trabalhar a noite, principalmente quando as luzes do ambiente estiverem apagadas e só houverem as luzes do monitor, facilitando a visão do usuário na tela.
Ainda é possível escolher as cores para as janelas e interface. Acompanhe o GIF.
O CorelDRAW X8 ainda conta com mudanças em algumas ferramentas, como na ferramenta Faca – que agora permite recortar qualquer tipo de imagem, objeto ou fonte tipográfica por meio de linhas a mão livre, retas ou curvas Bézier.
Também é possível mudar para outros programas das Suíte sem precisar procurar nas pastas do computador. O recurso Laucher do Aplicativo permite que qualquer outro programa seja aberto dentro do próprio Corel. Por exemplo, vamos dizer que eu quero abrir o Corel Photo-Paint, com esse recurso, ficou bem mais simples.
Acompanhe:
Gerenciamento de Fontes
A nova função Font List Box permite localizar, filtrar e visualizar fontes específicas, enquanto a racionalização do processo de seleção. Você pode classificar as fontes, em peso, largura, scripts… ou usar palavras-chave para encontrar novas fontes. O tamanho da visualização das fontes também pode ser alterado.
Com o Font-Manager pesquisar, encontrar e visualizar fontes da nuvem ficou muito simples. Você pode navegar, pesquisar em conjuntos de glifos, pré-visualização e adicionar coleções personalizadas. Ao adicionar pastas e coleções, todas as fontes, mesmo que as que não estão instaladas, são acessíveis e utilizáveis ??a partir dos aplicativos Lista de fontes Box.
O Corel Font-Manager poder ser aberto através do recurso Laucher do Aplicativo, citado um pouco acima.
Oito em um
A suíte X8 é formada por oito diferentes programas gráficos
- CorelDRAW X8: layout de página e ilustração vetorial
- Corel® PHOTO-PAINT® X8: edição profissional de imagens
- Corel Font Manager™: gerenciamento eficiente de fontes
- Corel® PowerTRACE® X8: utilitário de conversão de bitmap em vetor (incluído no CorelDRAW X8)
- Corel® CONNECT™ X8: acesso a conteúdo digital no Centro de Conteúdos ou em um computador local
- Corel® Website Creator™: aplicativo para design de sites
- Corel® CAPTURE™ X8: captura de tela com um clique
- PhotoZoom Pro 4: plug-in para exportar e ampliar imagens digitais do Corel PHOTO-PAINT
O CorelDRAW apesar dos preconceitos (que são muitos nesse universo do Design) é uma ótima ferramenta para quem trabalha com criação. Não é à toa que ela é usada no Brasil todo especificamente no Nordeste, mas ainda aqui em Pernambuco. Ela possui recursos simples e bastante fáceis de serem usados. A versão X8 do Software, particularmente me agradou muito, a interface está mais completa e bastante melhorada para o usuário.
Alguns recursos novos, só serão percebidos por usuários experientes com o CorelDRAW, quem não conhece muito bem, não vai achar tanta diferença assim na nova ferramenta. É interessante que todos possam dar uma olhada na nova versão dos aplicativos, especialmente no CorelDRAW e Corel Photo-Paint, essa segunda opção, trouxe novos recursos que realmente facilitam o dia-a-dia. Na Tela de boas-vindas existe a possibilidade de conhecer melhor a interface e os novos recursos da versão.
O CorelDRAW Graphics Suite X8 está disponível em português (Brasil), inglês, alemão, italiano, francês, espanhol, holandês, polonês, tcheco, russo, chinês simplificado, chinês tradicional, turco e japonês a partir de 15 de março de 2015 no site da Corel Brasil (www.coreldraw.com/br). Onde você poderá usar uma versão trial do produto por 16 Dias.
A atualização pode ser feita por US $ 199.Os preços das assinaturas são de US $ 30 por mês ou US $ 198 por ano. Como Creative Cloud da Adobe, os assinantes podem obter acesso antecipado a recursos atualizados à medida que surgem. Um programa de atualização está disponível para os titulares de Licenças perpétuas para US $ 99 por ano. Licenças de volume comerciais e educacionais também estão disponíveis. Além do Windows 10, é compatível com o Windows 8.1 e Windows 7 em versões 32 e 64 bits.
E então, o que achou da nova versão do CorelDRAW? Já instalou a versão trial? Já conferiu as novidades? Fala aí nos comentários.
Valeu, e até a próxima! ;)
Links de ajuda:
http://migre.me/tfc9J (Inglês)