Design Novo CorelDRAW X8 chega ao mercado brasileiro

Novo CorelDRAW X8 chega ao mercado brasileiro

Por Mauri Ribeiro

Olá pessoas,

Hoje vamos falar da mais recente versão do CorelDRAW, suas novidades e funções. Gostaria que deixássemos de lado as diferenças e comparações sobre qual software é melhor para isso, ou para aquilo. Acredito que cada um usa a ferramenta que se sente mais confortável e seguro em trabalhar. Esse artigo não tem a finalidade de comparar nenhum software, e sim, mostrar as novidades da versão X8 do Corel. Portanto, vamos aproveitar o passeio e descobrir um pouco mais sobre os recursos disponíveis nessa nova versão. ;)

A canadense Corel Corporation está lançando mundialmente neste mês a 18ª edição de seu veterano conjunto de software de criação de layout, artes gráficas e edição de imagens CorelDRAW. Com mais de 15 milhões de cópias instaladas no mundo – o Brasil responde por cerca de 10% delas – o novo CorelDRAW X8 chega ao mercado fortalecido por uma série de inovações técnicas e comerciais, literalmente aliviando a ansiedade de profissionais que muitas vezes vêm utilizando a suíte de programas há décadas para criar material gráfico, desenvolver ilustrações e editar fotos.

O CorelDRAW sempre foi conhecido pela sua facilidade de uso e suas aplicações, para finalidades profissionais em áreas tão diversas quanto publicidade, comunicação corporativa, criação para internet, editoração gráfica e desenvolvimento de design para a indústria da moda.

imagem_release_614301

NOVIDADES

A nova versão vem carregada de novidades que ajudarão os usuários no processo de criação.

O suporte a telas em resolução 4k ou Ultra HD, que comporta densidade de imagens de 8,3 megapixels ou superior. No quesito monitores, aliás, o X8 permite usar múltiplos deles ao mesmo tempo, mesmo que a resolução de cada um seja diferente da de outros. Esse recurso é muito interessante para quem trabalha com múltiplas telas.

Outra novidade que vai chamar a atenção do usuário, decorrente da otimização para Win 10, é a facilidade com que o programa trabalha com tablets compatíveis com a caneta Windows Real-Time Stylus, a exemplo do Microsoft Surface, além de dispositivos e tablets Wacom, entre outros equipamentos à base de toque em tela. A novidade pode ser usada também em outras versões do Windows, como o 7, 8.0 e 8.1, entretanto, é mais recomendada no Windows 10. Corel já é compatível com tablets Wacom, no entanto, a nova versão X8 também suporta o Windows em Tempo Real Stylus, sem-piloto sensibilidade à pressão e inclinação que lhe dá controle curso completo no desenho e edição de imagem aplicativos. Agora você pode usar diferentes tablets e canetas (como o Microsoft Surface Pro 4, Livro de superfície ou quaisquer outras ferramentas RTS-compatíveis) caneta compatível com o software para adequá-los à sua própria força.

“Com o X8, eliminamos muitas questões problemáticas que os profissionais de design gráfico cotidianamente enfrentam”, diz Gérard Métrailler, vice-presidente de produtos de design gráfico e produtividade da Corel. “Também trabalhamos duramente na suíte para oferecer um ambiente de design mais rápido, eficiente e inteligente do que em qualquer versão anterior ou de concorrentes. Acréscimos importantes, como o novo Corel Font Manager, e várias ferramentas radicalmente aprimoradas tornam mais fácil para o usuário obter a aparência e os resultados profissionais que o mercado exige – e com menor esforço.”

EXPLORANDO AS NOVIDADES DA VERSÃO

Ocultar Objetos

Esse novo recurso foi feito a partir dos pedidos dos usuários. Ele é capaz de ocultar elementos do layout, ótimo para trabalhos cheios de detalhes. É a primeira vez que o Corel traz essa função para o software.

Primeira coisa que você deve fazer, é ativar o Gerenciador de Objetos ( uma espécie de local com todas as camadas do documento). Para isso, clique no menu Janela, depois Janela de Encaixe e procure a opção Gerenciador de Objetos.

Untitled-1

Após isso, selecione o objeto que deseja deixar oculto, clique com o botão direito em cima dele e clique na opção Ocultar objeto.

1

Para voltar a ver o objeto, você só precisa ativar a visualização no Gerenciador de Objetos. Localize a camada do objeto, clique com o botão direito do Mouse e procure  Mostrar objeto.2

Interface

A interface teve uma mudança significativa na personalização do soft. Agora o usuário pode personalizar toda a sua área de trabalho. Cores e temas podem ser aplicados nessa nova plataforma.

Para mudar essas configurações. Clique no ícone de configurações na Caixa Padrão  ou clique no atalho CTRL + J.

3

Localize o menu Aparência (primeiro menu) no lado esquerdo da Janela.

A primeira coisa que podemos mudar, é o tamanho da interface. Agora é dar zoom em todo o soft, um excelente recurso para os usuários com problemas de visão.

Na propriedade Tamanho, aumente a barra de zoom para o nível desejado, acompanhe o GIF.

4

Outra novidade dessa versão, é a mudança de tema. Esse recurso é bem comum nos softwares da Adobe, e agora está disponível para o CorelDRAW também.

Na opção Tema escolha umas das opções – Leve, Médio, Escuro e/ou Preto – as opções Escuro e Preto são ótimas para trabalhar a noite, principalmente quando as luzes do ambiente estiverem apagadas e só houverem as luzes do monitor, facilitando a visão do usuário na tela.5

Ainda é possível escolher as cores para as janelas e interface.  Acompanhe o GIF.

6

O CorelDRAW X8 ainda conta com mudanças em algumas ferramentas, como na ferramenta Faca – que agora permite recortar qualquer tipo de imagem, objeto ou fonte tipográfica por meio de linhas a mão livre, retas ou curvas Bézier.

Também é possível mudar para outros programas das Suíte sem precisar procurar nas pastas do computador. O recurso Laucher do Aplicativo permite que qualquer outro programa seja aberto dentro do próprio Corel.  Por exemplo, vamos dizer que eu quero abrir o Corel Photo-Paint, com esse recurso, ficou bem mais simples.

Acompanhe:

7

Gerenciamento de Fontes

A nova função Font List Box permite localizar, filtrar e visualizar fontes específicas, enquanto a racionalização do processo de seleção. Você pode classificar as fontes, em peso, largura, scripts…  ou usar palavras-chave para encontrar novas fontes. O tamanho da visualização das fontes também pode ser alterado.

8

Com o Font-Manager pesquisar, encontrar e visualizar fontes da nuvem ficou muito simples. Você pode navegar, pesquisar em conjuntos de glifos, pré-visualização e adicionar coleções personalizadas. Ao adicionar pastas e coleções, todas as fontes, mesmo que as que não estão instaladas, são acessíveis e utilizáveis ??a partir dos aplicativos Lista de fontes Box.

4

O Corel Font-Manager poder ser aberto através do recurso Laucher do Aplicativo, citado um pouco acima.

 

Oito em um

A suíte X8 é formada por oito diferentes programas gráficos

  • CorelDRAW X8: layout de página e ilustração vetorial
  • Corel® PHOTO-PAINT® X8: edição profissional de imagens
  • Corel Font Manager™: gerenciamento eficiente de fontes
  • Corel® PowerTRACE® X8: utilitário de conversão de bitmap em vetor (incluído no CorelDRAW X8)
  • Corel® CONNECT™ X8: acesso a conteúdo digital no Centro de Conteúdos ou em um computador local
  • Corel® Website Creator™: aplicativo para design de sites
  • Corel® CAPTURE™ X8: captura de tela com um clique
  • PhotoZoom Pro 4: plug-in para exportar e ampliar imagens digitais do Corel PHOTO-PAINT

 

O CorelDRAW apesar dos preconceitos (que são muitos nesse universo do Design) é uma ótima ferramenta para quem trabalha com criação. Não é à toa que ela é usada no Brasil todo especificamente no Nordeste, mas ainda aqui em Pernambuco.  Ela possui recursos simples e bastante fáceis de serem usados. A versão X8 do Software, particularmente me agradou muito, a interface está mais completa e bastante melhorada para o usuário.

Alguns recursos novos, só serão percebidos por usuários experientes com o CorelDRAW, quem não conhece muito bem, não vai achar tanta diferença assim na nova ferramenta. É interessante que todos possam dar uma olhada na nova versão dos aplicativos, especialmente no CorelDRAW e Corel Photo-Paint, essa segunda opção, trouxe novos recursos que realmente facilitam o dia-a-dia. Na Tela de boas-vindas existe a possibilidade de conhecer melhor a interface e os novos recursos da versão.

O CorelDRAW Graphics Suite X8 está disponível em português (Brasil), inglês, alemão, italiano, francês, espanhol, holandês, polonês, tcheco, russo, chinês simplificado, chinês tradicional, turco e japonês a partir de 15 de março de 2015 no site da Corel Brasil (www.coreldraw.com/br). Onde você poderá usar uma versão trial do produto por 16 Dias.

A atualização pode ser feita por US $ 199.Os preços das assinaturas são de US $ 30 por mês ou US $ 198 por ano. Como Creative Cloud da Adobe, os assinantes podem obter acesso antecipado a recursos atualizados à medida que surgem. Um programa de atualização está disponível para os titulares de Licenças perpétuas para US $ 99 por ano. Licenças de volume comerciais e educacionais também estão disponíveis. Além do Windows 10, é compatível com o Windows 8.1 e Windows 7 em versões 32 e 64 bits.

 

E então, o que achou da nova versão do CorelDRAW? Já instalou a versão trial? Já conferiu as novidades? Fala aí nos comentários.

Valeu, e até a próxima! ;)

 

Links de ajuda:

http://migre.me/tfc9J (Inglês)

http://www.corel.com/pt-br/

http://migre.me/tfceR

Confira também

Portal Design Culture

O Design e a educação movem nossas vidas.

Orgulho de ser de Pernambuco.

Uma empresa embarcada no Porto Digital

Hospedado na Imaginare Digital.

inspiração Em seu e-mail