Tecnologia

Novos ASUS ZenBooks – realmente o notebook do amanhã.

Os novos ZenBooks estão no Brasil, e seus recursos são um verdadeiro boost na produtividade

A linha ZenBook já está no Brasil há vários anos, mas agora os novos modelos chegaram em nosso mercado nacional. E realmente, estamos falando dos modelos com Core i5 e Core i7 de 11ª geração, que além de entregarem um poder de processamento otimizado, possuem também uma excelente eficiência energética, extraindo do equipamento os recursos à medida que são necessários, conciliando performance e vida útil de bateria.

A linha ZenBook é focada em profissionais criativos e naqueles que são empreendedores e que precisam extrair mais de seu equipamento além, é claro, dos entusiastas. Vamos falar um pouco de cada um dos três modelos

ZenBook 14″ – UX 425

Com 13,9 mm de espessura, esse é o notebook 14″ mais fino do mundo. E não é por ser fino que o danadinho peca em recursos e conectividade. Ele possui um leitor microSD, uma porta USB 3.2 Tipo-A, uma porta HDMI, e duas portas Thunderbolt 4 Tipo-C, podendo permitir até 2 monitores 4x conectados.

O ZenBook 14″ possui uma tela NanoEdge de 4 lados, o que significa que temos uma proporção de 90% tela/corpo, com apenas 2,5 mm de bordas laterais, 6,2 mm na borda superior (onde se encontra a webcam), e 10,9 mm na borda inferior.

Toda a construção do aparelho foi feita pensando em eficiência e praticidade. O aparelho possui a dobradiça Ergolift, que eleva o notebook, melhorando a digitação, e também criando uma área que auxilia na eficiência de refrigeração do mesmo. O touchpad também possui dupla função, é o Numberpad 2.0 que alterna as funções de Touchpad e Teclado Numérico ao simples toque de um botão. Novamente, considerando o corpo do aparelho, é uma feature que torna o aproveitamento de espaço em um notebook desse tamanho ainda mais eficiente.

A Webcam possui tecnologia IR permitindo que seja utilizando também o Windows Hello para autenticação. Ou seja, uma vez configurado, basta levantar a tampa do notebook para que seja feito o reconhecimento facial e o Windows seja desbloqueado.

Especificações

ModeloUX425
ProcessadorCore i5 11ª geração
GPUIntel Iris Xe
Memória RAM8 Gb
Armazenamento256 Gb SSD PCIe 3.0
ConectividadeWiFi 6 802.11ax
BateriaPolímero de lítio 67 Wh – até 15h de uso
ÁudioHarman Kardon Premium

ZenBook 14″ – UX 435

Um dos outros modelos recém chegados é o UX435.

Em comparação ao modelo UX425, ele traz um processador i7, também da 11ª geração, e o dobro da capacidade de armazenamento em disco, 512 Gb SSD PCIe 3.0. Mas a principal diferença entre os dois é o ScreenPad 2.0

Revolucionário, esse ScreenPad se encontra no touchpad. Essa tela pode ser usada como uma segunda tela independente, como um centralizador de atalhos, e como uma central de atalhos. Não é simplesmente um touchpad, mas um boost gigante em produtividade.

Especificações

ModeloUX435
ProcessadorCore i7 11ª geração
GPUIntel Iris Xe
Memória RAM8 Gb
Armazenamento512 Gb SSD PCIe 3.0
ConectividadeWiFi 6 802.11ax
BateriaPolímero de lítio 67 Wh – até 15h de uso
ÁudioHarman Kardon Premium

Asus ZenBook Duo 14

Esse aqui realmente é o notebook do amanhã.

Com uma espessura de 16,9 mm e um peso de 1,6 Kg, o ZenBook Duo 14 é equipado com Core i7 de 11ª geração, GPU Integrada Intel Iris Xe, ele também é equipado com uma GPU dedicada GeForce MX450, e é equipado também com uma segunda tela porém agora com proporções bem mais generosas.

Suas duas telas garantem uma proporção tela/corpo de 93%, e apesar de contar com um touchpad dedicado, que também pode ser convertido em numberpad com o apertar de um botão, possui Touchscreen em suas duas telas.

A tela principal de 14″ é um show à parte, e para nós, designers, é um espetáculo. Com 100% de cobertura do espaço sRGB, a tela possui certificação de precisão de cores Pantone, o que garante uma fidelidade de cores absurda.

Chamada de ScreenPad Plus, a segunda tela, inclina-se 7 graus além da inclinação do Ergolift, fazendo com que a tela fique mais direcionada aos olhos, além dessa inclinação permitir uma abertura que melhora em até 40% a refrigeração do equipamento.

O Screenpad Plus funciona de diversas maneiras diferentes. Ele oferece uma central de Acesso Rápido, pode ser usado também como Touchpad. Ainda permite que sejam criados perfis distintos para que as janelas já apareçam em sua distribuição favorita, permitindo ganho de tempo e eficiência no seu fluxo de trabalho.

Agora, a cereja do bolo para os designers, é um software que foi embutido no ScreenPad Plus. O ASUS Control Panel oferece uma ferramenta com uma série de atalhos rápidos para funções dos softwares da Adobe como o Photoshop, Lightroom Classic, After Effects, e Adobe Premiere.

E todos os atalhos do ASUS Control Panel podem ser editados, deixando seu layout de acordo com sua necessidade

Só extrapolando alguns pensamentos aqui, no meu caso que prezo por equipamentos que me oferecem ganho de produtividade, um equipamento desses já tiraria de cima de minha mesa uma mesa MIDI (que uso para controlar o Lightroom Classic e ganhar agilidade nos ajustes), e um Razer Orbweaver que uso para ter teclas de atalhos rápidas sempre à mão. E não é só o fato de tirar os equipamentos de cima da mesa. É a portabilidade de poder ter todos recursos embutidos no seu notebook.

Precisa extrapolar um pouco mais? Se você configurar e deixar tudo certinho, pode usar o ScreenPad Plus para controlar programas como o StreamLabs OBS e fazer suas transições de cena direto por ali.

Especificações

ModeloUX482
ProcessadorCore i5 11ª geração
GPU IntegradaIntel Iris Xe
GPU DedicadaGeForce MX 450
Memória RAM8 Gb
Armazenamento256 Gb SSD PCIe 3.0
ConectividadeWiFi 6 802.11ax
BateriaPolímero de lítio 67 Wh – até 15h de uso
ÁudioHarman Kardon Premium

O vídeo do lançamento dos equipamentos você pode ver na íntegra no link abaixo.

Clique aqui para comentar ( )